Seguidores

domingo, 26 de abril de 2015

ROSA BEZERRA LANÇA LIVRO SOBRE O CANGAÇO

Rosa Bezarra palestrando agora sobre a História de Dadá no lançamento de seu livro A Representação Social do Cangaço, na Livraria Jaqueira. Presentes os Bacamarteiros do Cabo de Santo Agostinho.

Neste sábado, a escritora Rosa Bezerra lançou, na Livraria Jaqueira, no bairro das graças - Recife PE, o livro “A Representação Social do Cangaço”. A escritora é graduada em Psicologia pela UFPE com especialização em Psicologia Social pela FAFIRE.

Filha do ex-cangaceiro, poeta e cantador Generino Bezerra, Rosa é uma estudiosa das coisas do cangaço e das repercussões do fato na sociedade brasileira, particularmente no nordeste.

Jornal notícia o falecimento de Sérgia Ribeiro, a ex-cangaceira Dadá, a ex-companheira do cangaceiro Corisco. Em destaque, uma das suas filhas.

O pesquisador do cangaço Marcio José perguntou e Luiz Pedro da Ingazeira respondeu:

Na verdade amigo Marcio Jose, este foi um apelido pela coragem que Dadá possuía, a qual deixava muito para trás a coragem de muito homens. "Suçuarana" é um felino, arredio, valente e desconfiado. É o segundo maior felídeo neotropical, menor apenas que a onça-pintada. Chega a atingir 1,08 m de comprimento, mais a cauda que é longa medindo até 0, 61 m e 63 cm de altura e a pesar até 80 kg. Seu pelo é em geral bege-rosado, pode ser cinza, marrom ou cor-de-ferrugem. O comprimento do pelo varia conforme o habitat - vai de curto a muito longo. 

Para ter-se uma noção do quanto ela era corajosa, Marcio Jose, vou narrar, um pouco, de um fato que aconteceu em certa ocasião: "Corisco e bando, trocam tiros com um guerreiro volante chamado João Torquato, quando o mesmo acerta com um tiro que atinge os braços de Corisco.

João Torquato

Dadá vendo seu amado sem condições de lutar, o empurra para dentro do mato, saca da sua pistola e começa a atirar no inimigo. Após acabarem as balas, Dadá sem ter mais munição, abaixa-se, começa a apanhar pedras no chão e as lança na direção do adversário, sempre protegendo e empurrando Corisco para que saísse da linha de fogo...". Foi por aí. 

Abraço.

Fonte: facebook
Páginas:
José João Souza

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário