Seguidores

domingo, 5 de julho de 2015

O MATADOR DE CANGACEIROS

Por José João de Souza

A guerra declarada no Sertão nordestino descambou para as cabeças cortadas, troféus macabros das volantes que acabariam nas páginas dos jornais. Uma destas cabeças, a do cangaceiro Santa Cruz, figurou no Diário de Pernambuco de 22 de abril de 1937. Santa Cruz encarava o leitor com seus olhos abertos à custa de palitos. Sua cabeça sobre seus apetrechos lembrava que para além do litoral a realidade era outra. Mais uma vítima do tenente José Rufino, que antes de pegar em armas pela polícia baiana era um simplório tocador de sanfona pelas bandas do Pajeú pernambucano.

Leia mais no Direto da Redação: http://diariode.pe/blpp

ADENDO - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

De acordo com os meus conhecimentos este cangaceiro não é o Santa Cruz, e sim o cangaceiro Zepelin, que foi assassinado pela volante do tenente Zé Rufino, no dia 22 de abril do ano de 1937, na fazenda Arara, município Porto da folha, em Sergipe. 


Segundo o escritor Alcino Alves da Costa em seu livro "Lampião Além da Versão Mentiras e Mistérios de Angico", o Zepelin deu muito trabalho à volante para ser assassinado, e só conseguiu isto, depois de uma grande perseguição pelos cerrados de Porto da Folha. 

Mas lembrando ao amigo leitor que o equívoco da foto, afirmando ser o cangaceiro Santa Cruz, não foi do José João Souza, e sim do jornal que a publicou.

E-mails para você consegui esta obra: 
rangel_adv1@hotmail.com 
 franpelima@bol.com.br

http://blogs.diariodepernambuco.com.br/diretodaredacao/2015/05/12/o-matador-de-cangaceiros/

Fonte: facebook
Página: José João Souza‎ Lampião, Cangaço e Nordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo18:42:00

    É verdade nobre Pesquisador Mendes, a referida foto sempre fora reconhecida como do cangaceiro Zepelim, inclusive na entrevista de Zé Rufino com Glauber Rocha, ele ao citar os nomes dos cangaceiros, cita Zepelim, mas não fala no nome do Santa Cruz. SALVO MELHOR JUÍZO MEU CARO PESQUISADOR JOSÉ JOÃO DE SOUZA.
    Antonio Oliveira - Serrinha - E-mail: antonioj.oliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir