Seguidores

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

DELMIRO GOUVEIA: O PERFIL DO EMPREENDEDOR

por Telma de Barros Correia*

Delmiro Gouveia protagonizou uma trajetória notável no mundo dos negócios em Pernambuco e Alagoas, no período entre o final do século XIX e as duas primeiras décadas do XX. Realizou no comércio e na indústria empreendimentos inovadores, envolveu-se em acirradas disputas e conflitos e encarnou um tipo singular de homem de negócios, onde se articulam atributos como destemor, ousadia e autoritarismo. Sua morte prematura, violenta e pouco esclarecida, contribuiu para reforçar a força do mito no qual Delmiro já havia se convertido quando vivo e aprofundar o interesse em torno do personagem e de sua obra. Uma vasta produção de obras de caráter científico, jornalístico, literário e artístico - artigos, teses, biografias, ensaios, filmes, peças teatrais, poesias, canções, etc - sobre a ação de Delmiro tem sido produzido desde a década de 1910, enquanto homenagens póstumas lhes são endereçadas. O interesse por Delmiro Gouveia percorre o meio acadêmico, empresarial, artístico e político. A junção de uma vida pessoal atribulada, com conflitos políticos marcados por tensões intensas e com realizações audaciosas no mundo dos negócios, converteu Delmiro em um personagem ímpar no cenário empresarial brasileiro.

Nesta vasta produção – apesar da diversidade de enfoques e interpretações – as leituras convergem pelo menos em dois aspectos: o caráter empreendedor e ousado de Delmiro Gouveia. Mostra-se um industrial que se antecipou na introdução de inovações técnicas, no controle da reprodução operária e na exploração das potencialidades do Sertão para a indústria. Um homem com rara habilidade para ganhar dinheiro e organizar empreendimentos inovadores, mobilizando amplamente os recursos oferecidos pela técnica e pela ciência. Mostra-se por outro lado, um homem de pulso e coragem - capaz de grandes embates -, que na visão de vários autores teria enfrentado a prepotência das oligarquias estaduais, a fúria de trustes internacionais e a violência dos coronéis.

A esta vasta produção intelectual sobre Delmiro Gouveia, veio a somar-se em 2007 o ensaio intitulado “Ousadia no Nordeste: a saga empreendedora de Delmiro Gouveia”, de autoria de Davi Roberto Bandeira da Silva. O propósito do autor é traçar o perfil empreendedor de Delmiro, identificando um conjunto de características de seu temperamento, do tipo de liderança que exerceu no seu meio e do seu modo de organizar e gerir seus negócios.

Ao longo da obra, descrevendo a trajetória empresarial de Delmiro, o autor sublinha atributos e habilidades que lhe permitem desenhar seu perfil como empresário. Entre as habilidades que identifica, destaca as de montar equipes, de organizar empreendimentos e de inovar. O perfil delineado revela Delmiro como um visionário, um executor insaciável, um líder e um administrador competente. O visionário teria como atributos espírito inovador, curiosidade, ousadia e capacidade de enxergar tendências. O executor insaciável teria como fundamentos capacidade de realização, “individualismo enérgico” e autoconfiança. O líder se revelaria na capacidade de se articular, mobilizar e influenciar outras pessoas, seja pela persuasão (inclusive via promoção de seus empreendimentos junto a pessoas-chaves como políticos e jornalistas e através de propaganda paga na imprensa), seja pela intransigência e autoritarismo. O administrador competente se apoiara em capacidade de avaliar riscos e possibilidades e de negociar.

Trata-se de uma contribuição no âmbito de um esforço que vem sendo realizado no sentido de compreender este personagem e sua trajetória, seus sucessos e fracassos, sua capacidade realizadora e as tensões que acompanharam sua passagem pelo mundo dos negócios.

https://www.espacoacademico.com.br/083/83res_correia.htm

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário