Seguidores

sábado, 28 de janeiro de 2017

O MISTERIO DE ANGICO:

Por Paulo George
 

Na morte de Lampião Maria Bonita, Enedina e oito cabras, no meio dos quais se achava admiravelmente o fiel lugar-tenente Luiz Pedro. 

É preciso termos atenção minuciosa para o que aconteceu realmente no Angico naquela madrugada chuvosa do dia 28 de julho de 1938.

As tentativas de análise históricas concluídas até o presente, tem esbarrado de imediato numa ação militar pura (a qual eu particularmente nunca acreditei) indo da denúncia do vaqueiro Joca Bernardes da fazenda Novo Gosto, até a tortura (que nunca houve tortura) decorrente da delação do coiteiro Pedro e Cândido. Já por aí começa a interrogação geral que a historiografia existente não esclarece:

1º- como um tiroteio que durou uns 15 minutos resulta em uma chacina de 11 mortos, onde existiu tiroteios com Lampião que durou horas resultando em poucas baixas no bando, e baixas consideradas na volante, como por exemplo, o fogo da Serra Grande-Pe e o de Maranduba-Se?

2º - porque Bezerra mandou Pedro e Durval voltar para o lado alagoano nas canoas, ao desembarcar em Sergipe?

3º- Lampião tão esperto que era, não ter pressentido a aproximação da volante?

4º- jamais qualquer uma volante se arriscaria de chegar tão perto de Lampião, no Angico estiveram bem perto.

5º- Gerson Maranhão fazendeiro primo de José Lucena e coiteiro de Lampião, procurou José Lucena e disse que Pedro de Cândido estava falando demais. Dizendo que ele levou veneno para barraca de Lampião. José Lucena disse a Gerson que iria tomar as providencias. Pedro foi morto com 19 facadas, o assassino foi preso, solto num júri e desapareceu misteriosamente...queima de arquivo?

6º- José Lucena recebeu severas ordens do comando da polícia em Maceió, que procurasse Bezerra e resolvessem de uma vez por toda o fim do cangaço. Lucena procura Bezerra e relata toda situação que se encontram, pois o alto comando já desconfiava de " negócios " de João Bezerra com Lampião.

7º- João Bezerra procura Durval Rosa e mostra um telegrama de José Lucena que dizia, "João, ou a cabeça do cego, ou a sua ou a de Pedro de Cândido e Durval".

8º- Pedro de Cândido era de inteira confiança de Lampião, seria a pessoa ideal para levar veneno.

9º- dias depois do ataque simulado em Angico, soldados da volante em bebedeiras na região, falavam que foram ao Angico, atirar em defuntos.

9º- porque os médicos legistas de Maceió dr. José Lages e seu auxiliar José Aristeu não divulgaram o exame das cabeças de Lampião, vindo a ser divulgado o exame anos depois, o resultado foi envenenamento.

10º- no ano de 1998 numa entrevista concedida, Durval Rosa afirmou que levou para Lampião no Angico, uma carga de balas novinhas no lombo de dois jumentos, junto com seu irmão Pedro de cândido, e segundo Durval Rosa, a carga preciosa quem mandou foi João Bezerra.

11º- o fazendeiro da fazenda Emendadas, conhecido por Bié das Emendadas, município de Piranhas-Al, preocupado com a volante já desconfiada de negócios com ele e Lampião, resolve um encontro com José Lucena em Santana do Ipanema-Al. E para sua segurança, o encontro foi na casa do Padre Bulhões na presença de sua mãe. Bié deu depoimentos espantosos que João Bezerra e Lampião passavam toda noite em sua fazenda jogando baralho.

12º- o poderoso fazendeiro e deputado estadual chefe político de Águas Belas-Pe, afirmou que Lampião e João Bezerra sentados em uma grande mesa em sua fazenda, amanheciam o dia jogando cartas.

13º- o valente Nazareno grande perseguidor de Lampião, Euclides flor, esteve no Angico, na semana que Lampião morreu, e disse que ficou surpreso com tantos urubus mortos e outros sem poder voar, junto das carcaças de Lampião e os outros.

14º- João Bezerra relatou que foi baleado na coxa, chegou em Maceió feito exames, não foi constatado nenhum ferimento.

15º- sargento Aniceto inconformado com a divisa do tesouro de Angico, dizia que Bezerra não cumpriu o combinado de sua parte, falava que Lampião foi envenenado, Aniceto foi morto misteriosamente.

Enquanto isso, Angico continua cercado de mistérios.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=735645293259395&set=a.270562073101055.1073741841.100004417929909&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário