Seguidores

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

UNIÃO DE ARTISTAS

Por Lindomarcos Faustino

Sediado na praça Vigário Antônio Joaquim com a travessa Martins de Vasconcelos, esse prédio faz alusão ao nascimento da cidade quando foi visitada por Henry Koster, em 1810. Mossoró, com uma população de aproximadamente 200 ou 300 habitantes, cujo urbano fora construído em um espaço em forma de quadrado, tendo em sua volta uma igreja e algumas casas pequeno-baixas, foi retratada pelo perspicaz e arguto estrangeiro que recebe nome de rua localizada no conjunto Walfredo Gurgel. Esse espaço descrito pelo visitante ilustre que, naquela época, o povo costumava chamar de “rua Arado da Rua” ou “Quadro da igreja”, no qual com o tempo surgiu a rua do Comércio, centro de maior movimentação da cidade

Na obra: “Rua, caminhos e saudades”, do historiador Raimundo Nonato, este intelectual faz referência a esse prédio, frisando que: (...)-“Na praça Vigário Antônio Joaquim, ficava no começo da Rua do Comércio, um pequeno sobrado, onde Antônio Miranda e Alcebíades, Aristóteles Wanderley, tiveram uma fábrica de cigarro denominada “Nova Esperança”. Nesse prédio, no pavimento térreo, esteve por muitos anos, funcionando a tipografia do Jornal “O Nordeste” de propriedade do jornalista Martins de Vasconcelos. Foi completamente remodelada, onde funciona os serviços da Sociedade União de Artistas, que é proprietária do imóvel.

Além dos mais diversos fatos importantes para a história e a cultura locais registrados naquele casarão, como exemplo há também um que marcou a luta daqueles que fundaram esta sociedade, em 14 de setembro de 1919, sediou o Centro Estudantil Mossoroense, o qual, segundo Jaime Hipólito, era: “- Uma escola política”, que promoveu grandes debates. Desse contexto, participaram Jaime Hipólito, Dorian, Elder Heronildes, Pedro Batista dentre outros.

Diante de tantas evidências conclui-se que o edifício em estudos é, sem dúvidas, mais um capítulo do patrimônio urbanístico e cultural mossoroense.

Ainda no século XX, aquela casa abrigou a sede da Prefeitura Municipal de Mossoró nas administrações dos prefeitos Antônio Rodrigues de Carvalho e Raimundo Soares de Sousa, sediando ainda a Câmara Municipal desta urbe.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1083504711775333&set=gm.1160824597334302&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário