Seguidores

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

VALHA-ME DEUS!

Clerisvaldo B. Chagas, 9 de janeiro de 2017 - Escritor Símbolo do Sertão Alagoano - Crônica 1.617

Nomes inusitados sempre aparecem em todas as pesquisas. Eles estão carimbados em pessoas, cidades, povoados e sítios. Lembro-me perfeitamente de um beberrão que aparecia na Ponte General Tubino, em Santana do Ipanema, Alagoas. Magro simpático, cabelo ralo, olhos apertados e que atendia pelo vulgo “Soim”. Eu que andava em busca de um personagem semelhante para o meu romance “Defunto Perfumado”, transportei o sujeito para a era de 30. A mesma coisa, já contei em crônica, encontrei um rapaz gordinho no alto sertão de Canapi, a quem o pessoal da fazenda pesquisada o chamava Rebolado. Herdei apenas o nome e o coloquei em um negro cruel do próprio romance, pistoleiro assalariado.

Paulo Afonso (Sistema CHESF).

Pois bem, lá para as bandas de Senador Rui Palmeira, não recordo exatamente o município alagoano, existe o sítio “Apertada Hora”. Corri atrás do motivo pavoroso e, brincadeira ou não, uma senhora daquele lugar explicou a coisa. Certa transeunte dos sítios deparou-se com uma onça emboscada numa passagem alta e apertada. O resultado nem a entrevistada soube contar, mas até hoje o nome permanece no sítio, inclusive, mapeado no mapa estadual.

Lá no município de Delmiro Gouveia, também em Alagoas, tem outro lugarejo concorrente. Trata-se do “Valha-me Deus”. O motivo ainda não sei, imagino, porém, que deve ter sido algum momento de aflição.

O professor e parceiro literário, Marcello Fausto, irá conosco amanhã ao Ponto Extremo Oeste de Alagoas. Iremos passar perto do lugar “Valha-me Deus”.  Mas a meta mesmo é a desembocadura afogada artificialmente do rio Moxotó, Ponto Extremo jamais mostrado em livro geográfico e nem em foto de Internet. A foz  transformou-se em barragem para atender  a Usina Hidrelétrica Apolônio Sales, do Complexo de Paulo Afonso. Vale imagens do rio Capiá, do serrote do Carié, de ravinas, serras, vales e grotas, além da própria Delmiro Gouveia, uma das treze cidades atrativas do estado.

Depois será a grande viagem Santana-Piaçabuçu-Porto Real de Colégio-Igreja Nova-Jacuípe. Todos os Pontos Extremos de Alagoas serão mostrados na ponta das fotos surpreendentes e inéditas. Com outras imagens também geograficamente inéditas da foz do rio Paraíba do Meio e a do rio Mundaú, estaremos encerrando nossas pesquisas da Geografia Física. Depois... Bem, depois será a fase das correções, comparações e mais, mais, mais com um pente longo e fino. Ê Alagoas!


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário