Seguidores

terça-feira, 4 de abril de 2017

DOM QUINTINO E LUIZ GONZAGA...


Zona rural de Dom Quintino; distrito a 25 km do centro de Crato, rua da Antena, numero 69. O inusitado habita esse endereço. O sonho de um menino do sertão se manifesta dentro de uma pequena casinha de taipa e se mostra para o mundo. Falo de um pequeno sertanejo chamado Pedro Lucas Feitosa de 11 anos, fundador do Museu do Luiz Gonzaga.

Pedrinho, neto de seu Antonio Feitosa e dona Salete, se descobriu apaixonado pelo Rei do Baião desde os cinco anos de idade quando surpreendia a todos cantarolando Gonzaga. O menino que passou a ser criado pelos avós, logo acabou contagiando a família e ganhou o compromisso do avô de visitar o berço de Luiz Gonzaga: Exu. No ano de 2013, Pedro Lucas , chegava a Exu pela primeira vez e totalmente encantado resolveu criar um Museu de "seu Luiz" em sua querida Dom Quintino, o local escolhido: A casinha de taipa da bisavó, exatamente vizinha à casa de seu Antonio.

Dona Salete, seu Antonio, Caio, Manoel Severo,Pedrinho e Kydelmir Dantas 
Ingrid Rebouças e Pedro Lucas
Logo que chegamos a Dom Quintino, todas as pessoas a quem nos dirigimos orientavam de como chegar ao Museu de Pedrinho. Entra aqui, sai ali, sobe a ladeira e depois de algumas "placas" de cartolina e madeirite chegamos ao lugar. Pedro Lucas não estava em casa mas seu Antônio, o "guardião" do Museu logo se apresentou e mandou chamar o menino que chegou animado a cumprimentar cada um de nossa caravana: Eu, Kydelmir, Ingrid e Nerizangela.

Quando entramos no Museu, seu Antonio foi logo cuidando do "fundo musical", um vinil de Luiz Gonzaga inundava todos os cômodos da casa com "Nem se despediu de mim" em um sistema de som criado pelo próprio Pedrinho; sensacional ! Aqui encontramos cerca de 250 peças devidamente dispostas em todos os locais com destaque para os discos, fotos, artefatos de toda natureza que possuem ligação com o sertão e com o Rei do Baião. Seu Antonio explica:"Quando as pessoas souberam do museu ai começaram a fazer doação e depois muitos pesquisadores de Luiz Gonzaga começaram a trazer presentes para o Museu do Pedro".

 Cariri Cangaço no Museu de Luiz Gonzaga em Dom Quintino, no Crato
Manoel Severo e Antônio Feitosa

Pedro Lucas afirma que a iniciativa não vai parar na infância. Ele que ser um museólogo quando crescer. Conciliará a profissão com a sanfona, diz, instrumento que tem o sonho de aprender a tocar, como o ídolo Luiz Gonzaga.

Pedro Lucas Feitosa
 Mais de 250 peças compôem o Museu de Luiz Gonzaga, do Pedrinho 
 O pequeno Caio ao lado de Ingrid Rebouças, Kydelmir Dantas e Nerizangela 

A dedicação de Pedrinho encontra coro na família, seu Antonio , o pai-avô também já ensaia muito conhecimento sobre o Rei do Baião, dona Salete a mãe-avó, fica "só de longe" mas não dispersa um segundo si quer  nas coisas de Pedrinho e dos convidados, muitos deles ilustres que se deslocam do Brasil inteiro para conhecer a iniciativa. Além deles ainda vamos encontrar o mais fiel colaborador: Caio, um outro abnegado mantenedor do Museu, esse com apenas 7 anos, auxilia em tudo, filme, grava, arruma as coisas e o Pedro e ainda toca Zambumba !!!! Bem essa é a historia espetacular de Pedro Lucas Feitosa e seu Museu de Luiz Gonzaga em Dom Quintino, Crato, Ceará; Pedrinho e sua família estarão em julho realizando outro grande sonho: Participar de um Cariri Cangaço, e desta vez na terra berço de seu ídolo, Exu de Luiz Gonzaga. Avante,

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
Crato, Ceara

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2017/04/dom-quintino-e-luiz-gonzaga.html

http://blogdomendesemendes.blogpot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário