Seguidores

domingo, 4 de junho de 2017

ANGICO - O ENVENENAMENTO A POLÊMICA CONTINUA


Dias depois da chacina, os nazarenos Odilon Flor, Davi Jurubeba e Euclides Flor estiveram em Angico. Davi fala em suas memórias do quadro horripilante com que se deparou: "Corpos sem cabeça e muitos urubus mortos na área". Aliás alguns ainda vivos, mas sem poder voar, mesmo que os tocássemos com os pés". Um soldado da volante de Odilon Flor chamado Nevoeiro estranhou:

- Oxente! quem já se viu urubu morrê pur tê cumido carniça?

Pois é... tal fenômeno, até hoje só se viu em Angico... (João Gomes de Lira).

No mesmo dia das mortes de Angico, começaram a surgir rumores de que o ataque da polícia teria sido uma farsa, pois Lampião e os outros teriam sido envenenados com "estricnina" colocado nos alimentos e nas bebidas levadas por Pedro de Cândido na noite anterior. O tiroteio, ao amanhecer, teria sido apenas uma encenação. Só não morreram todos porque naquela noite somente beberam os cangaceiros que estavam jogando baralho.

Fonte: IRMÃO B. J. L. -2014- Lampião, a raposa das caatingas

Fotos: O Urubu, É um animal carnívoro que normalmente se alimenta de restos (carniça, lixos, carnes em decomposição) A estricnina é um alcaloide cristalino muito tóxico. Foi muito usado como pesticida, principalmente para matar ratos. Porém, devido à sua alta toxicidade, não só em ratos, mas em vários animais e também o homem, o seu uso é proibido em muitos países. Acervo Google (imagens).


Os complementos da matéria tais como perguntas, respostas, dúvidas, opiniões e sugestões serão acrescidas no campo dos comentários.

Pedro Ralph Silva Melo (Administrador).

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário