Seguidores

sábado, 10 de junho de 2017

POMBAL/PB E OS FÓSFOROS ARGOS.

Por Edson Alencar

Durante minha infância e adolescência, em toda cozinha de Pombal tinha uma caixa de fósforo Argos. Também em muito bolso de fumante esteve presente. De ricos e de pobres. Deve ter acendido do charuto de Ageu de Castro ao boró de Pequeno. E lamparinas, velas e lampiões? Já era comercializado em Pombal quando o fornecimento de energia era cortado à noite?


Pelo que andei colhendo em São Google, a fábrica foi inaugurada em 1935, em Jundiaí, interior de São Paulo, e não tinha a razão comercial atual: Indústrias Andrade Latorre. Os palitos eram chatos. A pobreza, para economizar, os dividia em dois. Além do Argos, a fábrica produzia o Guarany, e parte da produção era exportada para Bolívia e Paraguai.

Argos quer dizer "o que tem luz, o que brilha". A frase latina IN HOC SIGNO VINCES(com este sinal vencerás) em volta da cruz, no rótulo, faz alusão à aparição do Arcanjo São Miguel ao imperador romano Constantino, na Gália, quando o imperador combatia Maxêncio (Constantino perseguia os cristãos).Sem compreender esse sinal, o Arcanjo voltou a aparecer-lhe em sonho e mandou que o imperador pintasse a frase num estandarte e o levasse à frente de suas tropas nos combates. Venceu a batalha e baixou o decreto cessando a perseguição aos cristãos e ele mesmo convertendo-se ao cristianismo.



Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário