Seguidores

domingo, 20 de agosto de 2017

PRIMOROSO DESENHO EM GRAFITE SOBRE PAPEL FEITO PELO DISCENTE, FUTURO GEÓGRAFO, ICARO FERNANDO PEREIRA DE MENEZES, PRESENTEADO AO PROF. MSC. JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO


Primoroso desenho em grafite sobre papel feito pelo discente, futuro geógrafo, Icaro Fernando Pereira de Menezes, presenteado ao Prof. Msc. José Romero Araújo Cardoso, quando da décima segunda à decima sexta aulas da disciplina Geografia Regional do Brasil, realizadas no dia 28 de julho de 2017. Retratando com retoques sublimes um engenho de rapadura, agroindústria que ainda desfruta de grande importância para a economia nordestina, sobretudo nas regiões do Araripe (CE), Ibiapaba (CE), Serra da Baixa Verde (PE) e Brejo de Areia (PB), observamos neste desenho em grafite sobre papel detalhes encantadores que a genialidade de Icaro Fernando efetivou, a exemplo do carro-de-boi, usado para transportar, com especial atenção, a cana-de-açúcar, destinada às moagens, constituindo a matéria-prima principal do processo de fabricação de rapaduras e outros produtos, bem como o animal utilizado para o serviço imprescindível nos engenhos que ainda resistem pelas quebradas de diversas mesorregiões nordestinas. Além da rapadura, geralmente, ainda são produzidos nos engenhos nordestinos o alfenim e o mel.

Existem no Museu do Sertão da Fazenda Rancho Verde, localizado na estrada da Alagoinha, zona rural do Município de Mossoró/RN vários exemplares de engenhos de rapaduras com todos os acessórios expostos à visitação pública, destacando que este importante repositório que reguarda peças fabricadas pela arte utilitária sertaneja, concretizada pela engenharia empírica do homem regional, é fruto da dedicação e zelo do Prof. Dr. Benedito Vasconcelos Mendes, o qual há mais de quarenta anos vem se dedicando à preservação da luta do povo da Civilização da Seca pela sobrevivência perante à inclemência das condições mesológicas apresentadas pelo quadro natural da região.

UERN/FAFIC/DGE - ASCRIM/SBEC/ICOP

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário