Seguidores

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

ARQUIVO CANGAÇO

 https://www.youtube.com/watch?v=ZuLzDviL-8o&feature=youtu.be&t=1m48s

Aderbal Nogueira, pesquisador cearense, usou sempre de uma aliada fria, calculista, porém, honesta e reveladora, uma câmara.

Em suas variadas pesquisas, entrevistou personagens que sobreviveram ao término de um Fenômeno Social secular no Nordeste brasileiro.

O Cangaço, Fenômeno Social surgido dentro de outro Fenômeno Social, o “Coronelismo”, teve seu princípio, segundo historiadores, na segunda metade de 1756, entrelaçando-se em várias ocasiões com a própria História Nacional, citando como exemplos A Revolta dos 18 do Forte, também conhecida como Revolta do Forte de Copacabana, A Revolução Paulista, A Coluna Prestes e a Revolução de 1930 e a ‘implantação’ do Estado Novo, e tendo seu fim, oficial, na primeira metade de 1940.

As pesquisas do renomado pesquisador focalizam-se em uma personagem de maiores estudos, pesquisas e bibliografias realizadas até os dias de hoje sobre o citado Fenômeno, Virgolino Ferreira, conhecido pela alcunha de Lampião, o “Rei do Cangaço”. Logicamente, as personagens em derredor dessa central, fizeram o complemento da historiografia passada. As vítimas, os companheiros, as volantes, os acoitadores, os políticos, os coronéis... Em fim, todos aqueles que nele viveram.

Acreditamos que seus registros sejam de uma relevância superior, pois, além de ouvirmos, vemos remanescentes, descendentes e testemunhas oculares dos fatos ocorridos, narrando sua participação.

“Uma parte de meu acervo com depoimentos gravados desde 1986. Espero que um dia esse material esteja em uma instituição que possa cuidar, divulgar e guardar para que as futuras gerações possam assistir depoimentos de pessoas que viveram a época do cangaço Lampiônico.” 
Obs.: O vídeo só inicia-se após 20 segundos.
Uma produção Aderbalvideo

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário