Seguidores

sábado, 13 de janeiro de 2018

ARMAS FERRAMENTAS DO CANGAÇO

Material do acervo do pesquisador Renilson Soares 
https://www.youtube.com/watch?v=jnwLpz0AQBs


[Vídeo] com conteúdo apenas recreativo, ilustrativo, sem pretensão a apologias ou violência de qualquer natureza. Armas de fogo fazem parte da história da humanidade, e, são patrimônio histórico de uma nação livre.

“Evidente que o bando comandado pelo Capitão Virgulino se tornou ainda mais letal em suas ações a partir da obtenção dos fuzis Máuser em 1926”.

Boa parte daqueles que estudam, assim como os que gostam de ler algo a respeito do fenômeno Cangaço, ambos, tem curiosidades sobre as armas que foram utilizadas no decorrer daquele tortuoso período.

A primeira película é a “História das armas de fogo (Dos canhões à percussão por espoleta)" partes I e II. Seguido pela série de vídeos (três partes) editada por J Cunha Cunha, faz uma pequena amostra de armas de fogo de coleção. Filme feito em 1999 com vídeo VHS.

O que torna estes vídeos/documentários interessantes é que boa parte das armas (modelos), neles mostradas, fizeram parte de algum episódio bélico ocasionado pela guerra no “sertão do cangaço”. Um bom material para pesquisa.

[..] os primórdios do que viria a ser o cangaço (segunda metade oitocentista) as armas utilizadas, provavelmente, eram espingardas de ante-cargas com o sistema de pederneira e logo depois evoluído para sistema de percussão.

Posteriormente, a partir da introdução do cartucho metálico as armas passam a ser mais eficientes no campo de batalha. Sendo assim requisitadas com maior frequência a partir de então.

Fonte: 
1. youtube.com: História das armas de fogo (Dos canhões à percussão por espoleta. Partes I, II).
2. youtube.com (Coleção de Armas de Fogo Historia. Partes I, II, III).
3. [recorte do artigo] “Armas: as ferramentas do cangaço”.

https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário