Seguidores

segunda-feira, 11 de junho de 2018

O CANGACEIRO ZÉ GATO - ZÉ GATO ENTROU PARA O CANGAÇO QUANDO SUA IRMÃ FUGIU COM O CANGACEIRO PASSARINHO.

Reportagem Juarez Gaudencio

O CANGACEIRO ZÉ GATO

Esse Era o nome de Guerra de Ze Vicente no Cangaço de Lampião.

A Revista TERRA do Mes de Outubro traz uma reportagem sobre os ultimos sobreviventes do cangaço. e Ze Vicente se destaca como o unico do bando que vive com sua familia. pois os outros tiveram que fugir de casa. A materia traz desde Angico em Sergipe. ate a Baixa do Chico. em destaque uma foto com Ze Vicente e Maria São Pedro (peda)

Veja Abaixo uma parte da reportagem por Ricardo Beliel

ZE GATO ENTROU PARA O CANGAÇO QUANDO SUA IRMÃ FUGIU COM O CANGACEIRO PASSARINHO.

Num povoado ainda menor Juá. Encontro Jose Vicente Xavier conversando com sua filha Maria São Pedro. Os dois sentados em frente a casa onde moram. Ele me fuzila com seu olhar ainda intimidador aos 96 anos. Confirma que sua irmã fugiu com o cangaceiro passarinho e ele ainda muito jovem também não resistiu ao fascino daquela aventura. Mas não da muito detalhe. Sua admiração pelo chefe escapa em poucas palavras que cortam seu profundo silencio interior. "era um homem que cabia um abismo dentro de si", diz sobre Lampião. O velho Xavier desconversa. Mas segundo os pesquisadores Antonio Amaury de Araújo e João de Souza Lima. Ele não e outro senão o próprio cangaceiro Zé Gato. Volto a Paulo Afonso com Antonio Amaury. Que tem 250 horas gravadas com entrevistas de personagens do misteriosos mundo do cangaço. Para um derradeiro encontro com o passado. 


Dona Antonia ex-companheira do cangaceiro gato e o escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima.

Chegamos ao anoitecer no bairro do Mulungu para visitar dona Antonia. Considerada a mais velha das cangaceiras que ainda restam. Mas encontramos a casa dela trancada e as escuras ficamos sabendo pela vizinha Cida Pretinha que dona Antonia avia morrido. Apenas um Mes antes. Ao completar 108 anos. Resta-nos ouvi as muitas historias que dona Antonia compartilhou com vizinhos. Como a do seu conturbado caso de amor com o cangaceiro Gato. 

Dona Antonia companheira do Gato e o escritor e pesquisador do cangaço Sérgio Augusto de Souza Dantas

A velha Antonia lembram seus amigos do Mulungu. Foi mulher do bandoleiro mas não se conformava de dividi-lo com sua prima Inacinha. Para resolver o impasse. Pediu pediu permissão ao próprio Lampião para deixar o casamento e o cangaço.

Reportagem Juarez Gaudencio

  Web site: www.freewebs.com/jornalpiao/noticia64.htm  Autor:   www.freewebs.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário