Seguidores

sexta-feira, 22 de junho de 2018

PRIMEIRO VÍDEO CANGAÇO


Por Aderbal Nogueira

À exceção desse, que conta uma versão de como começou a intriga da família de Virgulino "Lampião" com seu vizinho José Saturnino, todos os vídeos vão ser de acontecimentos isolados e não vão seguir uma ordem cronológica. Resolvi colocar esse primeiro para as pessoas entenderem como uma coisa tão simples pode levar a 20 anos de cangaço Lampiônico no nordeste "o cangaço existe desde bem antes de Lampião". 

https://www.youtube.com/watch?v=WVVQGHDmOO4

Esses vídeos já são bastante conhecidos por aqueles que pesquisam o cangaço, mas para a grande maioria das pessoas, não. Aqueles que quiserem fazer seus comentários o façam, bem como se achar interessante a história, pode e deve compartilhar para as pessoas ouvirem os relatos de quem viveu aqueles tempos difíceis; um tempo de SANGUE, SUOR E LÁGRIMAS. 

São vídeos curtos que vão trazer dor, heroísmo, sede, fome, choro, alegrias, política, religiosidade, combates, ferimentos, emboscadas, coronéis e tudo mais desse mundo estranho dos cangaceiros. Quero deixar aqui meu agradecimento a pessoas que me abriram as porteiras das histórias do sertão e literalmente as porteiras poeirentas do nordeste. Sem eles eu não teria conseguido fazer o tanto que fiz: Alcino Alves Costa, Jairo Luiz OliveiraJoão De Sousa Lima, José Alves Sobrinho e Antonio Vilela a eles meu eterno obrigado. 

Uma agradecimento especial a Paulo Gastão, meu grande companheiro de viagens por mais de 20 anos. Agradeço também a todos aqueles que estiveram a meu lado durante as gravações desses relatos, sem falar claro nos depoentes e suas famílias que sempre me receberam tão bem e criamos um vínculo grande de amizade.

https://www.youtube.com/watch?v=WVVQGHDmOO4

https://www.facebook.com/aderbal.nogueira

http://bogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário