Seguidores

segunda-feira, 23 de julho de 2018

CABRAS DE LAMPIÃO


Por Walter Tenório de Brito

Marcus Sérgio, acabei de ver no livro, não tem os nomes dos dois cabras de Lampião que foram tirar o serviço em Mossoró.

Usina de Alfredo Fernandes & Cia - Mossoró-RN - http://aluisiodutra.blogspot.com/2017/09/a-historia-da-usina-de-alfredo.html 

Chegaram à cidade no final de maio de 1927, pediam emprego na fábrica de beneficiamento de caroços de algodão e foram aceitos de imediato. Um deles em 3 dias largou e desapareceu, voltou ao bando levando as informações e mapa da cidade a Virgulino, o outro ficou no trabalho, colhendo dados e aguardando o ataque, mas um funcionário da fabrica o reconheceu, por nome e origem, contou a policia, submetido a impiedosa tortura, contou tudo, ai foi executado e enterrado em local desconhecido.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lampi%C3%A3o_(cangaceiro)

O capitão prosseguiu o plano de invasão, sem desconfiar que o prefeito Rodolfo Fernandes, sabia do plano dele e arquitetou a defesa assertiva, botou também espiões nas estradas, vilas e fazendas, com cavalos e até carros, ávidos a qualquer movimento estranho, correr e informar a sua autoridade.

Foi um desastre a investida para o até então imbatível Lampião ao entrar na cidade em tarde de 13 de Junho de 1927, correu na bala, perdeu dois valentes cabras, Colchete e Jararaca, vendo que foi iludido pela ganância e inexperiência de Massilon Benevides Leite.

Massilon Benevides Leite

Lampião em 1932 invadiu a Serrinha do Catimbal, hoje Garanhuns e Paranatama, e saiu corrido na bala. Os cabras dali eram valentes e dispostos. O capitão disse que voltava e se vingaria, mas nunca voltou.

Mataram um dos cachorros dele e Maria Bonita levou um tiro no tórax de raspão, se tratou lá em Sergipe, mais em consequências do incidente, daquela data até sua morte da grota de Angicos, sempre escarrava sangue. 

https://oglobo.globo.com/brasil/o-globo-90-anos-lampiao-maria-bonita-fim-dos-reis-do-cangaco-16372215

O acocho já estava grande para os cangaceiros depois dos anos trinta, com todo Nordeste contado por estrada, as volantes chegavam rápido, em caminhões nas regiões onde Os Bandoleiros estavam ou passavam. O transporte mais rápido do grupo de Virgulino era os cavalos e burros.

Ele não foi sábio na escolha de continuar em terras nordestinas e não para esta atividade criminosa, já tinha muito dinheiro, podia ter debandado e vivido bem até a velhice em local anonimo e longe, aqui no Brasil mesmo.

Deu no que deu!

https://www.facebook.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário