Seguidores

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

O CURIOSO COMBATE CEARENSE.


Por João Filho de Paula Pessoa

Em 1927, Lampião e seu bando passavam pelo Ceará em fuga da derrota em Mossoró/RN, nas cidades e povoados passaram em paz, foram acoitados e bem tratados, apesar de seguiam em seu rastro algumas Volantes. Quando estavam na localidade do Riacho da Fortuna, no Cariri Cearense, Lampião soube que uma volante da Paraíba estava em seu encalço, assessorada por uma Volante Cearense, esta inexperiente e apreensiva, mas que juntas formavam um grande contingente. 

Pelo cansaço que estava Lampião decidiu não correr e ficar para lutar e, como sempre, traçou uma estratégia de combate. O Bando se entrincheirou e aguardou o cerco das volantes se fechar. Quando os soldados já estavam próximos das trincheiras, Lampião dá o sinal e o fogo começa e uma chuva de balas cai sobre os volantes, acompanhada por uma gritaria danada dos cangaceiros. Os soldados se esconderam e revidaram o tiroteio durou por mais de uma hora. De repente, ao sinal do Capitão, tudo para, tudo se acalma, todos se calam, nada se move, silêncio total, nenhum tiro ou sinal de vida, nenhum movimento ou barulho. 

Os soldados por sua vez, insistem com alguns tiros e gritos, mas nada acontece. Esta calmaria permanece inalterada por algum tempo, até que alguns soldados começam a espiar, a estivar os ouvidos e a sair de seus esconderijos, aos poucos e com cautela, até que todos os soldados saem de seus postos acreditando que os cangaceiros tinham fugido, e se dirigiram ao centro do cerco para conferir, até que, inesperadamente, ao sinal do Capitão, todos os cangaceiros ressurgem do nada, aos gritos e com uma nova chuva de balas, causando um susto tremendo nas volantes e uma instintiva, desesperada e pavorosa debandada geral dos soldados, cada um por si, correndo em direções diversas e desconexas, sem formação ou comando, num “pega pra capá” danado, saltando pedras, furando arbustos, rastejando, tropeçando, até que sumiram todos os soldados, não ficou nenhum, nem mesmo o tenente. Após alguns instantes tudo se acalmou de novo e Lampião com seu bando fugiram pelo leito seco do rio, deixando para trás quatro soldados tombados e alguns feridos, sem nenhuma baixa cangaceira. João Filho de Paula Pessoa, Fortaleza/Ce. 05/02/2020.

Foto: Os Sertões


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário