Seguidores

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

A BARREIRA DAS GARÇAS

 Clerisvaldo B. Chagas, 9/10 de setembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão de Alagoas

Crônica:2584

Muito bonita a paisagem da margem direita do rio Ipanema vista da Praça das Artes, no Bairro São José. Para ser mais preciso, do topo da ladeira da Avenida Castelo Branco, exatamente da esquina de trabalho do artesão Roninho Ribeiro. Nessa época em que choveu bastante por aqui, vê-se a encosta no rio como se fosse uma floresta de tanto verde. A parte superior da encosta, é uma rua que vai da parte baixa do Bairro Floresta até o Hospital Clodolfo Rodrigues de Melo e segue rumo à serra e o sitio Remetedeira. A minifloresta que dá gosto de se vê, fica entre a estrada acima e o rio Ipanema. Em tempos de estio a vegetação fica mais escassa, porém, mantendo a beleza do ponto citado acima.

Quando as garças brancas do Pantanal, anualmente surgem em Santana do Ipanema, procuram aquele lugar como base de suas operações. Ocupam uma clareira existente na encosta e ali fazem o seu ninhal em torno da clareira. Logo cedo levantam voo em busca de alimentos, retornam à tardinha para o bonito espetáculo do ajuntamento com mais de mil indivíduos. São vistas pelas fazendas da vizinhança acompanhando as reses nas pastagens. Também são encontradas nos poços do rio Ipanema que surgem após as cheias grandes ou pequenas. Caçam pequenos peixes sob as águas lodosas e poluídas. Esse espetáculo pode ser visto no trecho do rio entre a barragem e o Poço das Mulheres.

Lá em cima, defronte ao Hospital, forma-se um pequeno comércio que deverá aumentar com o funcionamento também da vizinha UFAL. A tendência é que esse comércio desça à Avenida até se encontrar na parte baixa do bairro, com o outro pequeno comércio formado na divisa deste com o Bairro Domingos Acácio. A tendência, porém, do matagal que muito ajuda na respiração de Santana, o matagal da barreira, possui um futuro incerto. O povo mora em qualquer lugar e não se pode descartar essa possibilidade nem nas partes mais íngremes que margeiam o rio. De qualquer maneira, fica o registro para as mudanças do futuro e o cenário da atualidade.

Santana, progresso e porvir.

(FOTO: B. CHAGAS).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário