Seguidores

domingo, 3 de outubro de 2021

CIENTE DISSO, O CANGAÇO ACABARIA COM CERTEZA.

 Por José Mendes Pereira


Na literatura cangaceira existe uma ideia que poderia acabar com o cangaço do nordeste do Brasil de uma vez por toda. E ela teria saído da boca do célebre ex-cangaceiro Antônio Silvino. Não tenho a fonte, mas vale lembrar ao leitor que não é invenção minha, pois ela está lá no estudo cangaceiro.

Os estudiosos do cangaço sabem que as minhas palavras empregadas a seguir, não fugirão do sentido do que possivelmente afirmou o ex-cangaceiro Antônio Silvino, porque não disponho da fonte para reproduzir as palavras originais, que foram mais ou menos assim.

Certo dia um repórter teria perguntado ao famigerado cangaceiro o seguinte:

- Qual será a melhor maneira de colocar um ponto final no cangaço nordestino, senhor Antônio Silvino?. 

E ele sem gaguejar, respondeu: 

- Para que o cangaço tenha um fim de uma vez por toda senhor, basta acabar com a rede de coiteiros. Perseguir esta rede, até que os membros dela cheguem ao ponto das suas desistências de protegerem cangaceiros. Sem coiteiros, o cangaço não tem como seguir a sua estrada, porque tudo fica difícil para os marginais. Como eles irão adquirir alimentos e o necessário para se manterem dentro da caatinga?

Mais uma vez, esta informação não é invenção minha. Não disponho da fonte, mas lá está registrada. Sou um estudante do cangaço que abomino histórias sem fundamentos, e que venham atrapalhar os bons trabalhos que os pesquisadores, escritores e cineastas têm feitos aos longos anos de seus estudos e pesquisas, com muitas responsabilidades.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário