Seguidores

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

MISSÃO CUMPRIDA E COROA À CABEÇA

 Clerisvaldo B. Chagas, 4/5 de outubro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano



Crônica: 2.592

Nesse momento em que a SEDUC procura homenagear seus professores em via de aposentadoria compulsória (quinta, passada), vamos refletindo nessa trajetória no Magistério. Aposentado parcial, vamos para a aposentadoria total no próximo 2 de dezembro.  Uma vida inteira servindo à minha Alagoas ilustrado na Geografia a qual completamente me dediquei. Agradeço a convivência profícua nas escolas Ginásio Santana, Instituto Sagrada Família, Colégio Estadual Deraldo Campos, Escola Ismael Pereira, Escola São Cristóvão, Escola Prof. Ernande Brandão, Escola Lyons, Escola Ormindo Barros, Escola Prof. Helena Braga das Chagas, no município de Santana do Ipanema e Colégio Mestre Rei (Olho d’Água das Flores) e Escola Rui Palmeira no município de Ouro Branco.

Estudando em cursos superiores, nunca além de giz e quadro-verde, giz e quadro-verde e mais nada. Tive que partir sozinho para aulas práticas tipo autodidata. Fui pioneiro no sertão nas aulas de campo da Geografia rural e urbana; uma revolução que essa abençoada matéria exigia. Fui referência no Sertão de Alagoas da ciência geográfica até do meu grande mestre, Prof. Alberto Nepomuceno Agra, o melhor da matéria com o qual estudei. Disse-me ele discretamente (não gostava muito de elogiar o homem) “Você me superou”, o que para mim foi uma glória. Tendo a Geografia como segunda esposa, a ela me dediquei como se fosse a melhor das ciências do Globo. Nela viajei com milhares de alunos por Alagoas, pelo Brasil e pelo mundo inteiro, nos livros, nos mapas e nas mentes.

Igual a minha mãe, Profa. Helena Braga das Chagas, constrangida em ser diretora do antigo Grupo Escolar Padre Francisco Correia, dizia que o que queria mesmo era sala de aula. Segui os seus passos com respeito, honestidade e amor ao magistério, cuidando dos filhos alheios como se fossem meus.

Lencinho branco para o dever cumprido e um agradecimento infinito ao Senhor dos Mundos.

Escrevi os maus pedaços na areia e o vento os levou. Os bons momentos ainda estão escritos em rochas de difícil destruição.

Mas nem sei ainda quanto vale um excelente professor!


http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário