Seguidores

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

O AGUARDADO TRABALHO DE RICARDO BELIEL MEMÓRIAS SANGRADAS, VIDA E MORTE NOS TEMPOS DO CANGAÇO

 Resenha de Rudah Ribeiro

Ricardo Beliel lançou o livro Memórias Sangradas, vida e morte nos tempos do cangaço. Um lindo trabalho de mais de 14 anos, com 125 fotografias e no texto depoimentos diversos e a experiência pessoal do autor em busca de seus personagens em seus próprios ambientes originais são apresentados através de uma narrativa como um diário de viagem.

Foram realizadas nove viagens no período de 2007 a 2019 nas regiões dos sertões de Alagoas, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, São Paulo e Minas Gerais para a coleta de materiais narrativos e imagéticos de míticos cangaceiros, coiteiros e volantes e alguns de seus descendentes.

Onze mil quilômetros foram percorridos, em grande parte em precárias estradas do interior sertanejo, resultando no encontro com quarenta e três personagens. São eles que guardam relatos importantes relacionados à história do cangaço - ocorridos na primeira metade do século XX - em quarenta e nove localidades – palco de lutas, amizades, emboscadas, amores e massacres entre cangaceiros, volantes, jagunços, coronéis e camponeses; um mundo sertanejo que está se extinguindo nas suas tradições orais.
 

Em cada personagem testemunha-se esse fluxo da memória e do esquecimento, onde os encontros nas pesquisas de campo revelaram uma potente e épica narrativa das memórias pessoais que envolvem tradições e lugares.

Os personagens entrevistados, em sua grande maioria pessoas quase centenárias, possuem uma riqueza assemelhada ao mistério da terra. Personagens de um ciclo da história do Brasil que aqui resgatamos para que não fiquem no esquecimento, como pedras silenciosas no meio do caminho.

 Onde comprar?

O livro já está à venda no site da editora. 

clique aqui

Ao finalizar a compra é possível colocar o cupom memorias sangradas10 que tem direito a 10% de desconto.

Memórias Sangradas tem o apoio do Rumos/Itaú Cultural.

https://lampiaoaceso.blogspot.com/2021/11/o-aguardado-trabalho-de-ricardo-beliel.html?fbclid=IwAR1JgiJDRVaEQACv_yuz820HNQxrdAX8sNQ3-0PPTKfBc0AQ2hnGGoZfKJQ

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário