Seguidores

sábado, 14 de outubro de 2023

GRUPO VOLANTE DE MANOEL FLOR.

 Por João Lucas

Olá, meus amigos, boa tarde! Me chamo João Lucas, tenho 16 anos e sou dono do perfil Cangaço Brasileiro no Instagram. Estou muito feliz de fazer parte desse grande grupo! E, para marcar minha chegada, venho trazer essa foto:

𝑀𝐴𝑁𝑂𝐸𝐿 𝐹𝐿𝑂𝑅.

Fotografia pouco conhecida da força volante de Nazaré, comandada por Manoel Flor (quarto da esquerda para a direita), na região de Jeremoabo-BA, 06 de junho de 1936.

No registro, encontra-se também Américo Flor (terceiro da esquerda para a direita), irmão de Manoel e dos demais Flor que lutaram contra o cangaço brasileiro.

𝐶𝑈𝑅𝐼𝑂𝑆𝐼𝐷𝐴𝐷𝐸

O fotógrafo foi nada mais e nada menos que o famoso Benjamin Abrahão Calil Botto, sendo eternizado e lembrado por ser o único que filmou Lampião e seus companheiros.

Segundo algumas informações, Benjamin, possivelmente, fez algumas filmagens de Manoel e sua volante. Porém, como pode se esperar, ainda não foi possível encontrar tal registro. Será que está no famoso filme do libanês?

O registro se encontra no livro O Canto do Acauã, de Marilourdes Ferraz.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/permalink/2296354843906780/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário