Seguidores

domingo, 14 de abril de 2024

UMA DÚVIDA NO ESTUDO CANGACEIRO - ESSA FOTOGRAFIA NÃO É MARIA BONITA.: (JOÃO DE SOUZA).

 Por João de Sousa Lima

"Há anos, durante minhas pesquisas, em uma das visitas à Santa Brígida, fui com o irmão de Maria Bonita, o senhor Ozéias Gomes de Oliveira, entrevistar o soldado João Calunga. Foi João Calunga o homem que prendeu a Cangaceira Ana Bandida.

A conversa entre nós três rendeu algumas horas, e quando solicitei os documentos de João para fotografar, do meio da carteira caiu uma pequena fotografia de uma mulher e quando perguntei quem era, ele falou que era de Maria Bonita antes de ser Cangaceira. Junto com Ozéias ficamos por minutos apreciando a imagem e Ozéias achou mesmo parecido com a irmã.

O João perguntou se eu queria a fotografia e de imediato aceitei o presente.

Essa foto eu disponibilizei para sair em alguns jornais e livros, outras pessoas divulgaram a imagem sem citar a fonte de quem era.

Passamos em torno de uns 13 a 15 anos divulgando essa imagem.

Em uma das visitas a dona Hilda Gomes, irmã da Cangaceira Durvinha ela havia dito que aquela moça da foto era irmã dela e não sei porque não me aprofundei na informação. Em recente visita a minha amiga Marileide Gomes, no povoado Juá e que é sobrinha da Cangaceira Durvinha, observei a tão falada fotografia exposta em uma estante e quando a indaguei porque aquela imagem estava lá, ela me falou que estava exatamente naquele local porquê era a mãe dela, a senhora Santina Gomes de Sá, irmã da Cangaceira Durvalina Gomes de Sá.

Estava o mistério desvendado, a foto que foi tão divulgada como sendo Maria Bonita, na verdade é Santina Gomes de Sá irmã da Cangaceira Durvinha.

Quem utilizou a imagem e repassou como sendo Maria Bonita, em outra oportunidade atualizem em seus trabalhos essa informação e vamos em frente.

Cabe a nós, pesquisadores sérios e comprometidos com a verdade, corrigir os erros e tentar ao máximo nos aproximarmos da verdade.

Não há culpas e nem culpados e aqui preservo a imagem do soldado João Calunga que pode ter recebido a fotografia tendo essa informação, sem checar a veracidade e foi assim que ele me repassou. Não creio, em hipótese alguma, que ele tenha usado de má fé divulgando dessa forma a fotografia que me presenteou. Guardo a honra e a memória do soldado como também a de Ozéias Gomes de Oliveira quanto às informações, pois além da idade dos dois já avançadas na época, a análise que fizemos no momento foi muito rápida e houve o engano para todos.

Sigamos então o caminho da história e da verdade".

PAULO AFONSO-BA, 12 DE ABRIL DE 2023.

JOÃO DE SOUZA, ESCRITOR E PESQUISADOR.

MEMBRO DA ABLAC (ACADEMIA DE ELTRAS E ARTES DO CANGAÇO).

MEMBRO DA SBEC (SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DO CANGAÇO).

MEMBRO DA ALPA (ACADEMIA DE LETRAS DE PAULO AFONSO).

PRESIDENTE DA IGH (INSTITUTO GEOGRÁFICO DE PAULO AFONSO).

MEMBRO DA ASLA (ACADEMIA SANTABRIGIDENSE DE LETRAS E ARTES).

https://www.facebook.com/groups/471177556686759/?multi_permalinks=1878184345986066%2C1874670286337472&notif_id=1712619647938938&notif_t=group_highlights&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário