Seguidores

domingo, 8 de maio de 2011

Os "brinquedinhos" que mataram Lampião.

 Por: Ivanildo Silveira

Diagramatização: Lampião Aceso

           Para me somar em total apoio e exaltação ao Dr Leandro e seu artigo abaixo acrescento este texto que é mais um capítulo de um dos melhores tópicos postados na comunidade do Orkut "Lampião, Grande Rei do cangaço". Desde sua criação ele apresenta uma riqueza de detalhes impressionante, nunca visto, em nenhum livro de cangaço.
           Visando esclarecer, ainda mais, a utilização de armas no ciclo do cangaço, sobretudo o USO DE METRALHADORAS , postaremos, logo abaixo, uma descrição destas armas usadas no combate final de Angico /SE , em 28 de julho de 1938, em que tombaram mortos, Lampião e dez companheiros.
           Convém ressaltar, que o sonho do Rei do cangaço era conseguir uma destas, para poder se igualar ao poderio bélico da polícia. Tal intento, foi conseguido em 23 de abril de 1931 no Combate da Lagoa do Mel/Touro, com a volante baiana do Ten. Arsênio Alves de Souza. Nesse embate, morreram Ezequiel Ferreira (irmão de Lampião), e muitos soldados. A metralhadora foi abandonada no campo de luta, mas o esperto tenente, antes de fugir, levou consigo o percursor da aludida arma, para impedir que pudesse ser usada mais tarde. Desse modo, lá se foi o sonho de Lampião de possuir uma "costureira".
            Na FOTO, logo abaixo, visualizamos os vencedores do combate em Angico/SE, e suas armas :

           1 - Ten. João Bezerra (comandante da volante);
           2 - Aspirante Ferreira de Melo.
           3 - Sargento Aniceto.
 
 
           O Ten. João Bezerra e o Asp. Ferreira de Melo, estão portando, cada um, uma pistola metralhadora, indicadas por setas.

       Duas pistolas metralhadoras Mauser 712 "fogo rápido" (Schenellfeur), versão com seletor para fogo automático da Mauser C-96... Vulgarmente conhecidas, por “caixa de pau" por causa do coldre/coronha. Uso de oficiais e graduados das Volantes. Por vezes portaram pistolas espanholas Royal, cópias deste modelo... ( informações postadas nesta comuna pelo perito em armas - Dr. Fábio Carvalho Costa )

 Foto: Museu de armas da Polícia Militar de São Paulo .

           Além das pistolas metralhadoras, acima visualizadas, também foi usado no combate de Angico, a Sub-metralhadora Bergman, 1928 II, arma de dotação em várias Forças Públicas, em calibre 7,63 mm Mauser. (Veja a gravura e a foto).  
         Esta arma foi emprestada pelo Sgtº Odilon Flor ao ten. João Bezerra, no dia anterior ao histórico combate.

  FOTO: Museu de armas da Polícia Militar de São Paulo

           Nossos confrades J Renato e Fábio Carvalho Costa especialistas no assunto, analisam a postagem que fizemos, logo acima, enfocando:

1- Capacidade de tiro destas metralhadoras;
2- Tipos de "munição" usadas nas mesma;
3- Alcance, aproximado, de tiro;
4- Outras informações pertinentes,
inclusive,correções necessárias.
 
Um abraço e obrigado pela atenção.

 
Extraído do blog: "Lampião Aceso"

IVANIILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Membro da SBEC
Natal/RN

Um comentário:

  1. Anônimo20:27:00

    Excelente postagem. Ainda não tinha visto tantas armas "juntas"utilizadas pelas volantes que deram cabo de Lampião e alguns cangaceiros.

    Só lembrando amigo Mendes, não conseguir encontrar a sua postagem sobre o cangaceiro Asa Branca, como também não entendir o atalho que vc postou. Por favor envia essa postagem para meu email que em seguida postarei com todo prazer no meu blog.

    ResponderExcluir