Mossoró aparece novamente entre as 100 melhores cidades para se fazer carreira no país de Lula, após avaliação pela Revista "Você S/A".
Desta vez a cidade Mossoró está na 96ª. posição, justamente com Campina Grande, no Estado da Paraíba.
Mas vale salientar que elas não são as únicas cidades do Nordeste a ocupar a lista mais uma vez.
Uma das maiores Faculdades federal está localizada no chão mossoroense, a UFERSA, que muito se desenvolveu.
Coentro, cebolinha, tomate rúcula e alface são algumas das hortaliças que estão sendo cultivadas na horta didática do Programa Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares. A ação é desenvolvida dentro do eixo extensão universitária coordenado pela professora, Jesane Alves de Lucena.
A Escola Estadual Francisca Martins de Souza é uma das escolas de Mossoró que está cultivando a horta didática. Com a horta as crianças tem a oportunidade de conhecer todas as fases da produção, da implantação até a colheita das hortaliças. Os alimentos ajudam na merenda das crianças. Além da Francisca Martins, a horta didática também está sendo cultivada na Escola Estadual Aída Ramalho e, uma terceira será implantada no setor de fitotecnia da UFERSA.
“A proposta é incentivar junto à comunidade estudantil a prática de uma alimentação mais saudável e de baixo custo”, informa a professora Jesane Alves. O cultivo da horta é de forma orgânica sem o uso de agrotóxicos. A iniciativa partiu dos estudantes que integram o Programa Conexões de Saberes.
Para os universitários, participar do Programa Conexões de Saberes tem sido gratificante. “Ensinar as crianças a cultivar uma horta tem sido importante, principalmente, quando elas expressam o desejo de cultivar uma horta na própria casa”, afirmou a conexista de Agronomia, Milzete Alves. A ideia também é sensibilizar os familiares dos estudantes para essa atividade.
Outro estudante de Agronomia que é empolgado com o trabalho é Marinalvo Vicente. Para ele, a horta didática possibilita aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Estou tendo a possibilidade durante o curso de graduação atuar num eixo importante da Universidade que é a extensão, além de aperfeiçoar com a prática os meus conhecimentos em agronomia”, opinou.
É fácil adquiri uma vaga nesta escola de:
Agronomia, Medicina, Veterinia, Zootecnia...?
É fácil sim senhor!. E só estudar muito que você
passará a ser um aluno desta faculdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário