Seguidores

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Morre um dos últimos combatentes de Lampião,

  João Gomes de Lira.
 
O escritor/pesquisador/historiador do cangaço e fundador da "SBEC" - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguZeuUR7L38Ui0nNBUii9SYFWhTNSTTebz5x7hYSDnfiXOYRNyDjcOwuQSdMmKO-RJTWg9ZDZ1LIl_JmlCxAls4r_Lo0ETGtt5S7C0_cke9RoGlN5j6H8pzJATbV7ktLh6IcfjHEnjc1JF/s320/OgAAAE33lPCcDZNZleOw44RcascPtfYtC7lcOrWDHIauAndCjiJ1QsCzLkxILg7GPwsI8pyijKQ9nkFn6HzP3OUItIMAm1T1UB8Kb4nerD33srlLLUdNgSNXyrqp.jpg

Paulo Medeiros Gastão, conhecido por Paulo Gastão, me ligou hoje, comunicando o falecimento do policial 

http://www.blogeuclidesferraz.com.br/images/stories/joao_gomes.jpg

João Gomes de Lira, 

aos 98 anos de idade, ocorrido ontem,  quarta-feira (03) de Agosto, às 22 horas, na cidade de Recife.  Era o último combatente do cangaço das forças volantes de Nazaré.

O Tenente João Gomes de Lira ficou  conhecido no meio dos escritores, pesquisadores e historiadores do cangaço, por ter sido um dos últimos combatentes na luta contra o bando do mais famoso dos cangaceiros,

http://ternoechinelo.com.br/wp-content/uploads/2011/07/maria-bonita3.jpg

  Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. 

João Gomes de Lira  havia publicado um   livro narrando todas as lutas e confrontos do cangaceiro Lampião.

http://www.blogeuclidesferraz.com.br/images/stories/Joaogomes.jpg

O Tenente João Gomes de Lira foi também ex-vereador na cidade de Carnaíba e ex-delegado em Afogados da Ingazeira, Flores entre outras cidades da Região do Pajeú, que prestou seus relevantes serviços ao Estado de Pernambuco.

Quando vereador, desmembrou a câmara de vereadores de Carnaiba, tornando a edilidade independente, equipou-a com os necessários para seu funcionamento e moralizou as reuniões proibindo a entrada de qualquer cidadão armado, inclusive os vereadores daquela época que tinham este costume.


 O velho guerreiro e a prima Inês

Nascido em 3 de julho de 1913 na Fazenda Genipapo, distrito de Nazaré do Pico – Carqueja – Município de Floresta/PE.
Em 16 de julho de 1931, com 18 anos entrou na carreira militar e já seguiu para a Bahia para atender um pedido de apoio do governo baiano. 

http://www.interjornal.com.br/fotos/imgnot_8242456_1_norm.gif

Seu comandante era o parente e compadre Manoel de Souza Neto sob as ordens de quem participou de muitos combates com o grupo de Lampião.


(LEIA: - 
"Lampião – Memórias de um Soldado de Volante" – Vol. I e II – João Gomes de Lira – editado pela Prefeitura Municipal de Floresta-PE - 2007) 


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário