Seguidores

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Lançamento da Saga dos Limões...

Manoel Severo e Epitácio de Andrade

Inserido no Projeto Cultural “Diálogos Criativos”, idealizado e coordenado pelo educador e jornalista italiano Antonino Condorelli, o livro “A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”, do médico psiquiatra e pesquisador social Epitácio de Andrade Filho (Foto), aconteceu no último dia 29 , as 18 horas, na livraria Siciliano do Shopping Midway Mall, no centro de Natal, capital do Rio Grande do Norte, o lançamento da "Saga dos Limões" do amigo Epitácio Andrade.

O escritor Epitácio Andrade foi apresentado pelo professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) João Batista de Moura, que em 2001, após voltar do mestrado em Tecnologia Educacional na Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, “desenvolveu frutífera parceria cultural com o Dr. Epitácio resultando na edição do livro ‘Uma Viagem ao Ceará’, de autoria de sua mãe Dona Severina Saraiva de Moura”.


“A Saga dos Limões” é um ensaio historiográfico que resultou de um consolidado de pesquisas sobre o segmento étnico representado pelos “Limões”, principais algozes do cangaceiro potiguar Jesuíno Brilhante (1844-79), que resistiram ao recrutamento forçado para a Guerra do Paraguai e foram agentes proativos na Insurreição dos Quebra-quilos, como afirma o antropólogo da cultura afro-brasileira e indígena Geraldo Barboza de Oliveira Junior, que estará responsável pela apresentação da obra.

As apresentações orais foram intercaladas por interlúdios musicais a cargo dos instrumentistas Emerson Carpegiane e Reinaldo Sanfoneiro. Separando as apresentações e a intervenção do autor houve o lançamento do Cordel “O Doutor e o Cangaceiro”, do poeta Gilberto Cardoso, e do Documentário “Cangaço e Negritude”, produzido pela Rede Potiguar de Televisão, sob a coordenação da Jornalista Ana Paula Lopes.

Júlio e Juliana Ischiara

Os convites foram feitos pelas redes sociais, e os queridos Júlio e Juliana Ischiara, do grupo Cariri Cangaço, acabaram sendo convidados de honra para colaborar com a crítica literária, que ficou sob a responsabilidade dos jornalistas Emanoel Cândido do Amaral e Vicente Serejo. O pesquisador Emanoel Amaral foi o responsável pelo resgate da chave e do cadeado da casa do Coronel João Dantas de Oliveira, principal articulador da emboscada fatal que ceifou a vida do cangaceiro Jesuíno Brilhante, constituindo-se em importantes peças museológicas da estação cultural de Patu, no médio-oeste do Rio Grande do Norte, terra natal do “cangaceiro romântico”, como ficou mitificado. Emanoel Cândido do Amaral, que foi um dos consultores da obra de Epitácio Andrade, é um dos maiores especialistas no cangaço pré-lampiônico.

Maior especialista na obra do folclorista Luiz da Câmara Cascudo, o respeitado jornalista Vicente Serejo encerrou o ciclo discursivo do lançamento de “A Saga dos Limões”, tecendo comentários críticos sobre os aspectos formais do ensaio do pesquisador Epitácio Andrade Filho. O evento foi concluído com a sessão de autógrafos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário