Por: Geraldo Maia do Nascimento
Em 02 de abril de 1963, num dia de terça-feira, há exatos 47 anos, surgia em Mossoró a Emissora de Educação Rural, entidade supervisionada da Rádio Rural de Mossoró.
Tudo começou nos primeiros anos da década de 60, quando os Bispos do Nordeste do Brasil decidiram assumir um Programa de Educação de Base para o meio Rural, através do Rádio, programa esse que seria executado pelo Movimento de Educação de Base, por meio das Escolas Radiofônicas.
Adquirida a concessão do Canal de Rádio em 02 de abril de 1962, a Diocese de Mossoró confiou ao saudoso
Monsenhor Américo Simonetti a incumbência de instalar a Rádio Rural.
Após uma grande mobilização de toda a Diocese, foi inaugurada no dia 2 de abril de 1963, contando com a presença do então Presidente da República
João B. Gourlat, autoridades do Estado e do Município, e do Bispo Diocesano
Do acervo do jornalista Emery Costa
Dom Gentil Diniz Barreto que na ocasião declarou: \"A Emissora de Educação Rural terá por objetivo principal a educação de base, através das escolas radiofônicas, cujos monitores e alunos aguardam a voz de comando para a marcha vitoriosa da erradicação do analfabetismo em toda zona Oeste potiguar\".
Uma vez inaugurada, a Rádio Rural passou a desempenhar o seu papel de prestação de serviços à comunidade, com potência de 1 kw, nos primeiros anos, depois com 5 kw a partir de 21 de outubro de 1980 e finalmente com 10 kw desde 15 de agosto de 1986. Enquanto isso, durante vários anos o MEB fez alfabetização de adultos pelo Rádio, deixando esta prática somente a partir dos anos 80, quando optou por uma programação de caráter educativo mais genérico.
Nestes 47 anos a Rádio Rural transformou-se em permanente instrumento da Evangelização da Diocese, na medida em que ampliou a voz de pregadores e permitiu a divulgação dos ensinamentos do Evangelho, além de servir de apoiar a luta de todos aqueles que se colocam a serviço de vida.
O Concurso A Mais Bela Voz, que nasceu em torno dos festejos de Santa Luzia, mobilizando todo o Oeste do Rio Grande do Norte nos últimos três meses do ano e encerrando na véspera da procissão, transformou-se na maior referência para os jovens artistas ansiosos por uma oportunidade de projeção. Muitos foram os que já se destacaram a partir de boas classificações neste evento, como
Amanda Costa, Zé Lima, Vicente Santiago, Ed Lemos, hoje vivendo da música em países como Itália e Portugal e Reynaldo Bessa que hoje vive da música em São Paulo, e muitos outros. É por tudo isso que empresas do porte da Petrobras, que é empresa que mais investe em cultura do país, vêm, nos últimos anos, patrocinando esse evento.
Neste ano de 2010, quando completa 47 anos de existência, a Rádio Rural de Mossoró começa uma nova etapa com a inauguração de seus novos equipamentos de transmissão, já preparados para a era digital. Com o novo transmissor e antena monopolo, o que lhe dá um som de primeira qualidade e maior alcance, a Rádio Rural volta aos lares oestanos com uma programação toda especial a ser desenvolvida de 05 a 10 de abril, com sorteio de brindes, culminando com uma ação de cidadania que é a Rural Cidadã.
A Rural Cidadã vai acontecer no dia 10, sábado, das 7h às 12h, na Praça Vigário Antônio Joaquim (praça da Catedral) e contará com prestação de serviços gratuitos à população, tais como emissão de documentos, corte de cabelos, verificação de pressão e glicemia, aplicação de flúor, ações de conscientização a respeito de vários temas ligados à saúde e meio ambiente, como também o sorteio de brindes. Tudo isso com a participação de toda a equipe da Rádio Rural e vários parceiros.
Parabenizamos a todos os que fazem a Rádio Rural por esse novo marco na sua existência ao mesmo tempo que desejamos sucesso na sua nova programação.
Todos os direitos reservados
É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.
Autor:
Geraldo Maia do Nascimento
Postado por: "Blog do Mendes e Mendes"
Geraldo Maia do Nascimento
Postado por: "Blog do Mendes e Mendes"
Nenhum comentário:
Postar um comentário