No dia 6 de
Março de 1926 Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião visitou Juazeiro do
Norte, no Ceará, e foi entrevistado pelo médico Dr. Otacílio Macedo. No
momento da entrevista, o cangaceiro Lampião identificou-se dizendo o seguinte:
Chamo-me Virgulino Ferreira da Silva e pertenço à humilde família Ferreira do Riacho de São Domingos, município de Vila Bela. Meu pai (José Ferreira da Silva), por ser constantemente perseguido pela família Nogueira e em especial por
Inimigo nº. 1 de Lampião - cariricangaco.blogspot.com
Zé Saturnino, nossos vizinhos, resolveu retirar-se para o município de Águas Brancas, no Estado de Alagoas. Nem por isso cessou a perseguição. Em Águas Brancas, foi meu pai barbaramente assassinado pelos Nogueira e Saturnino, no ano de 1917.
Adendo
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
"Aqui Lampião afirma que seu pai foi assassinado no ano de 1917".
Kiko Monteiro, Alcino Alves Costa e Rangel Alves da Costa
Mas o escritor Alcino Alves Costa diz em seu livro: "Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico - que José Ferreira da Silva, pai de Lampião foi assassinado no ano de 1920, e não como afirma o facínora.
Continua Lampião - Não confiando na ação da justiça pública, porque os assassinos contavam com a escandalosa proteção dos grandes, resolvi fazer justiça por minha conta própria, isto é, vingar a morte do meu progenitor. Não perdi tempo e resolutamente arrumei-me e enfrentei a luta. Não escolhi gente das famílias inimigas para matar, e efetivamente consegui dizimá-las consideravelmente.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Boa-tarde meu caro MENDES. Você tem a "certeza certa" da data da morte do velho Zé Ferreir? Estou achando que houve engano nessa entrevista de Virgolino com o Dr. Macedo quando o registro está em 1917. Acho que o mestre Alcino está com a razão em afirmar em seu livro que o pai de Lampião foi morto em 1920, logo que em 1916 começou a história do chocalho e dos bodes. Ele mudou-se para um sítio próximo; depois mudou-se para Aguas Brancas, e em seguida foi que morreu.
ResponderExcluirAbraços,
Antonio Oliveira - Serrinha-Ba.