Seguidores

terça-feira, 29 de julho de 2014

O assassino do coronel Horácio de Mattos.

Foto do acervo do pesquisador Rubens Antonio

Segundo o professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio este é o homem que assassinou o coronel Horácio de Mattos.

Coronel Horácio Matos

Horácio Queirós de Matos (Chapada Velha de Brotas de Macaúbas18 de março de 1882 — Salvador15 de maio de 1931) foi um político e coronel do sertão baiano da primeira metade doséculo XX.
Horácio de Matos foi chefe de um verdadeiro exército de jagunços, envolvendo-se em diversas lutas armadas ao longo da vida - inclusive de forma capital na perseguição à Coluna Miguel Costa-Prestes.

Sua trajetória política principia ao ganhar a patente de tenente-coronel da Guarda Nacional, herdando de um tio o comando da família e, após muitas lutas contra adversários, tornou-se senhor absoluto de vasta região da Chapada Diamantina; Horácio foi intendente de Lençóis, então rico centro minerador, senador estadual, verdadeiro símbolo do coronelismo que pautou a política brasileira durante a República Velha.

Apesar de uma vida pautada pelo belicismo, almejava o desarmamento do sertão e, quando este finalmente ocorre, morre assassinado em circunstâncias misteriosas, após ter sido imotivadamente preso pelo governo getulista instalado na capital baiana.

Fonte: facebook
Página: Rubens Antonio‎Cangaçofilia
Biografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hor%C3%A1cio_de_Matos

Nota: Não tínhamos certeza que a segunda foto no artigo é o coronel Horácio de Mattos. Mas o professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio, nos informou que é realmente o coronel Horácio de Mattos.

Postado e ilustrado por Adryanna Karlla Paiva Pereira Freitas
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

5 comentários:

  1. Anônimo14:42:00

    Pois é Adryanna, Rubens Antonio lhe responderá com certeza, mas é esta mesma foto que tenho no meu arquivo como sendo o grande Coronel Horácio de Mattos das Terras de Lençois. Pode abrir a Wikipédia onde ele está.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. Amigo. Conforme aparece na imagem, retirada de um documento da época, esse é o assassino confesso do coronel Horácio de Mattos.

    ResponderExcluir
  3. E esta, que Vc postou, também é uma imagem legítima do coronel Horácio de Mattos.

    ResponderExcluir
  4. Só frisando ... Não era "Horácio Matos" o nome, mas "Horácio de Mattos".

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pesquisador Rubens Antonio, já foi corrigido o nome do coronel. Coronel Horácio de Mattos.

    Adryanna Karlla Paiva Pereira Freitas

    ResponderExcluir