Seguidores

terça-feira, 29 de julho de 2014

Lampião, sua Imagem e o Papel do Estado; em Tarde de Debates no Cariri Cangaço Piranhas

Mesa de debates da tarde do Cariri Cangaço Piranhas 2014

A tarde do segundo dia de Cariri Cangaço Piranhas 2014, marcou um conjunto de qualificadas conferências e debates. Logo após o lançamento do projeto Arqueologia do Cangaço, nova Mesa foi formada onde os temas centrais foram "Lampião no imaginário do homem do sertão", pelo professor mestre Wescley Rodrigues e o "Papel do Estado no Combate ao Cangaceirismo" contando com uma mesa composta pelo Curador do Cariri Cangaço Manoel Severo, o escritor João de Souza Lima, o escritor Luiz Ruben e Paulo Britto, filho do Tenente João Bezerra, Mesa coordenada pelo pesquisador Jairo Luiz Oliveira.

Professor Mestre Wescley Rodrigues

Num primeiro momento o professor Wescley Rodrigues desenvolveu um conjunto de reflexões; resultado do trabalho entre os olhares históricos e acadêmicos; sobre a imagem de Virgolino Ferreira Lampião no imaginário do sertanejo. "Precisamos ter mais zelo e cuidado na análise da construção dessa imagem, do personagem histórico Lampião e o próprio Mito representado pelo mesmo" acentua Wescley Rodrigues. Vários fatores colaboraram na construção dessa imagem de Lampião no imaginário do sertão e o professor Wescley Rodrigues de forma magistral nos presenteou nesta tarde com esta magnifica conferencia", reforça o professor Paulo Damas, de Vitória, Espirito Santo.

 Paulo Britto e Manoel Severo
 Presidente da Academia Dorense de Letras, João Paulo e esposa
Gilmar Teixeira e Ana Lúcia Souza

"O estado vivia verdadeiro dilema no que diz respeito ao combate ao cangaceirismo" provocou Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço no inicio de sua explanação sobre o tema "O Estado e o Cangaço"; já o escritor Luiz Ruben de Paulo Afonso citou as várias formas e diferentes atuações do Estado no combate ao banditismo notadamente no estado da Bahia, como também João de Sousa Lima e as experiências da ação do Estado principalmente na região de Paulo Afonso. Paulo Britto, filho do tenente Bezerra, relata: "Na verdade não podemos generalizar a ação da polícia, que em sua enorme maioria é feita por homens valorosos e vocacionados".

Paulo Britto, Jairo Luiz, João de Sousa Lima, Manoel Severo e Luiz Ruben
 Guerhansberger Tayllow e Jairo Luiz Oliveira
Parte da Família Cariri Cangaço presente à tarde de debates em Piranhas 

Os debates reunindo todos os participantes das conferências desse segundo dia foi marcado pela participação efetiva da plateia, composta essencialmente por pesquisadores de todo o Brasil e ao final os participantes assistiram a apresentação do grupo de xaxado Cangaceiros do Capiá da cidade de Piranhas.

Heldemar Garcia
Assessor de Marketing Institucional
Cariri Cangaço

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário