Seguidores

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

ESTAMOS EM UM PAÍS EM QUE A CULTURA LITERÁRIA É RELEGADA A 2º PLANO.


Caro amigo Robério Santos

Estamos em um país em que a cultura literária é relegada a 2º plano. Infelizmente é uma percentagem pequena que se interessa por livros. Quando se fala em livros do cangaço essa comunidade é mais restrita ainda, há os amantes do tema, os curiosos, os colecionadores e os nossos amigos para adquirirem os livros. Tomando isso por base, por exemplo, quando o livro LAMPIÃO O MATA SETE, finalmente foi lançado depois de tanta celeuma e grande propaganda na mídia que explorou o fato até SATURAR, os amantes do tema (não colecionadores) não se interessaram por ele, pois de antemão já sabiam que tudo não passava de INVENCIONICE DESCABIDA E TOTALMENTE IMPROVÁVEL, piorando ainda pelos tantos erros que pululam em cada página desse livro, sem falar no seu palavreado chulo e nas tantas discordâncias verbais existentes. Aos amigos dele, acredito que poucos o compraram, pois ele na constância da proibição judicial de negociação comercial, distribuiu gratuitamente aos mais íntimos, parentes, aderentes e pessoas ligadas ao seu ramo profissional. Aos colecionadores do tema, esses não deixam de comprar, seja lá o que for, e assim ele vendeu o quinhão correspondente. Quanto aos curiosos, essa foi a maior fatia vendida, pois eles queriam saber se Lampião realmente tinha sido homossexual, entretanto ao lerem o livro logo constatam não haver provas algumas, indícios, nem mesmo suspeitas de tais alegações serem verdadeiras, por isso, essas mesmas pessoas que o adquiriram por curiosidade JÁ FAZEM A PROPAGANDA NEGATIVA BOCA-A-BOCA. Isso eu ouvi dentro da própria livraria uma pessoa dizendo para outra que estava com o livro na mão a analisar: ESSE LIVRO NÃO VALE NADA É UMA VERDADEIRA PORCARIA, DELE NÃO SE APROVEITA NADA, JOGUEI MEU DINHEIRO FORA. Talvez tenha sido por isso que o livro dele apesar de pouco tempo de lançado já aparece em alguns SEBOS de Aracaju, sendo vendido a 20 ou 30 reais, ou seja o adquirente curioso que comprou a 40 já vendeu a 10 no sebo, para diminuir o seu prejuízo, ou seja, perder somente 30, e mesmo assim com raiva por ter sido TÃO IMBECIL. Perguntei na livraria como era que estava a venda do livro dele e me responderam que nos primeiros dias foi um verdadeiro assombro de venda, depois foi minguando e hoje só vende um livro de 15 em 15 dias, com tendência a piorar ainda mais. Dentro do item curiosos, quando ele lançar noutras cidades será a mesma coisa, mas lá ele não terá amigos para comprar em consideração e os colecionadores, que por sua vez já o adquiriram via compra por internet. Assim, acredito que em menos de um ano o livro dele NÃO VALERÁ MAIS NADA e estará aos montes em tudo quanto é sebo do Brasil, sendo vendido a 5 ou 10 reais. Quanto ao meu livro LAMPIÃO CONTRA O MATA SETE por se tratar de um livro CONTESTAÇÃO englobou todos esses itens citados, entretanto, quanto ao item curiosos praticamente nada vendi, mesmo assim, dentro de uma tiragem de 1200 unidades só me restam em mãos menos de 20 unidades, entretanto, não sei se lançarei a 2ª Edição que está bastante modificada, renovada e MAIS CONTUNDENTE AINDA, um livro bem melhor do que o primeiro, mas que, com toda certeza, PELO FRACASSO DO LIVRO DELE, o meu por consequência perderá todo interesse, ademais os meus amigos que adquiriram a primeira edição e que não são colecionadores não mais se interessarão pela nova edição, mesmo que eu diga que é diferente e bem melhor do que a primeira. Quanto ao seu livro que demonstra ser uma grandiosa obra, com toda certeza haverá CRITICA POSITIVA DE BOCA-A-BOCA mas isso é GRADATIVO, é preciso ter um pouco de calma e paciencia. Ademais, seu livro não entra muito no item curiosidade, a não ser pelo título que alguns perguntam: E LAMPIÃO ESTEVE TAMBÉM EM ITABAIANA? Evidentemente eles não sabem separar a atual Itabaiana da antiga Itabaiana Grande. Voltando ao meu livro, apesar disso tudo que lhe falei, consegui alguns patrocinios mas que somente deram para PAGAR A FESTA QUE FOI GRANDIOSA, regada a muita comida típica e bebida, som de TRIO PÉ-DE-SERRA e tudo mais, enfim uma festa que foi até de madrugada na Sociedade Semear de Sergipe, no seu são nobre. E agora você me pergunta se eu tive algum lucro financeiro e eu lhe respondo que não, não fiz as contas, talvez uns cinco mil reais em dois anos de venda, pois por evidencia também distribui muitos gratuitamente, tomei um CANO de uma livraria de Maceió e de outra de Salvador, também de uma distribuidora para bancas de revistas em Aracaju. Tudo isso, se eu quiser rever o que de fato me cabe, tenho que constituir um advogado, consequentemente gastar mais dinheiro, PARA BUSCAR OS MEUS DIREITOS NA JUSTIÇA, sabe-se lá em quanto tempo, ou então cometer crimes de agressão ou abuso de autoridade. Na ponta do lápis e da minha própria carreira e dignidade, SERÁ QUE VALE A PENA, ou é melhor esquecer esses ESTELIONATÁRIOS rezando para que outros também lhes façam a mesma coisa? Abraço. Estou esperando o meu exemplar (acho que vem amanhã) e depois farei a minha critica quanto à sua obra.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo19:13:00

    Caro Escritor Archimedes Marques: É exatamente o que você afirma: "A cultura deste nosso querido Brasil é relegada a segundo plano". É coisa que vejo aqui mesmo em minha terra - Serrinha da Bahia.
    Basta você fazer a comparação entre as bibliotecas do Brasil, com as da Argentina. A diferença é enorme.
    Falando em leitura, quem ler o LAMPIÃO CONTRA O MATA SETE, está muito bem servido.
    Abraços e veja se aposenta conforme me afirmou ano passado, a fim de ter tempo para continuar escrevendo, como já falei com o nobre colega (ele é da minha Secretaria) José Bezerra Lima Irmão, que também não deseja advogar, e sim escrever muito e muito.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir