Seguidores

segunda-feira, 27 de abril de 2015

AMIGOS DO FACE, DA ALPA, COLEGAS ESCRITORES:


OS CUSTOS GRÁFICOS ELEVADOS, O APOIO FINANCEIRO CULTURAL PRATICAMENTE INEXISTENTE FAZ COM QUE AUTORES DE LIVROS EM PAULO AFONSO FIQUEM SE HUMILHANDO, CORRENDO ATRÁS DESSE APOIO COMO SE PEDISSEM UMA ESMOLA PELO AMOR DE DEUS. E MUITOS TALENTOS DESISTEM PELO CAMINHO... INFELIZMENTE...

Ainda assim, a GALCOM Comunicações tem se empenhado na produção de livros de minha autoria e incentivado outras pessoas a também divulgarem seus trabalhos, porque prefere acreditar em mensagens como esta de Castro Alves :

“Oh! Bendito o que semeia
Livros à mão cheia
E manda o povo pensar!
O livro, caindo n'alma
É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar!”

E essa ideia de escrever livros “para o povo pensar” começou já faz um bom tempo, quando, ainda em 1995, publiquei, em parceria com Sávio Mascarenhas, o livro Paulo Afonso – De pouso de boiadas a redenção do Nordeste. Era o começo de uma luta que continua intensa: a busca do resgate da história e da memória de Paulo Afonso.

1ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso - 62 anos de história nas margens do rio São Francisco. Produzido em 2011 e totalmente custeado pelo autor.

A partir de 2004, intensificamos ainda mais essa pesquisa e o incentivo e apoio para que o nascimento de outras publicações, de minha autoria e de outros escritores e memorialistas de Paulo Afonso.

O apoio para isso é quase inexistente, pequeníssimo, da iniciativa privada e do poder público e se depende sempre da boa vontade e do humor de quem ajuda um pouco...

Ainda assim, a GALCOM Comunicações publicou, de minha autoria:

Em 2011 – 1ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso – 62 anos de história (248 pág. Tiragem: 400 exemplares – Editora Poligraf – Maceió/AL – totalmente patrocinado pelo autor e Galcom Comunicações);

ANGIQUINHO - 100 anos de História. Escrito em parceria com João de Sousa Lima. Totalmente custeado pelos autores.

Em 2013 – ANGIQUINHO – 100 anos de História – escrito em parceria com João de Souza Lima. (168 pág. Tiragem:1000 exemplares – Editora Gráfica da Bahia – totalmente custeado pelos autores)

De Forquilha a Paulo Afonso - Histórias e Memórias de Pioneiros. Um resgate histórico de Paulo Afonso. Anos de pesquisas. Custo de publicação muito alto, mais de 60% custeado pelo autor. — com Carlos Daniel Nunes Carneiro.

Em 2014 – De Forquilha a Paulo Afonso – Histórias e Memórias de Pioneiros –(456 pág. Tiragem:1000 exemplares, impresso em papel couchê com mais de 200 fotos. Custo superior a R$28 mil reais, dos quais o autor cobriu mais de 60%. Restante, apoio da Sec. de Cultura da Prefeitura, Suprave e Dr. Rolin)

A GALCOM também produziu várias revistas históricas e os livros:

Em 2007 - A Música e Eu, de Turpim Nóbrega, (impressão custeada pela família);


As ricas memórias de Turpim Nóbrega, de saudosa memória, são a história da música em Paulo Afonso. A Música e Eu, produzido pela GALCOM Comunicações em 2007, foi custeado pelo autor e família.

Em 2010 – Paulo Afonso – nós fizemos essa história (3ª edição), de Euclides Batista Filho (impressão apoiada pela Sec. de Cultura da Prefeitura)

Em 2015 – Pelas Estradas da Vida, do professor Ivus Leal (O custo da impressão foi da Galcom Comunicações com apoio da Suprave).

Euclides Batista Filho, que nos deixou recentemente, (no domingo de carnaval/2015) sempre foi um pesquisador e defensor das histórias dos pioneiros de Paulo Afonso. Esta terceira edição do seu livro - Paulo Afonso - nós fizemos essa história - foi produzida pela GALCOM Comunicações e patrocinada pela Sec. de Cultura da Prefeitura de Paulo Afonso.

Dentro desta proposta de resgate da história e da memória de Paulo Afonso e região, já estão em fase de construção, pesquisa, elaboração de textos, dois projetos de livros de minha autoria. 

Um, é o resgate da história do ensino em Paulo Afonso, na Chesf, desde a construção da Usina Piloto (1945) até o fechamento do Colepa (2000).

Outro é a história da Chesf e sua importância para o desenvolvimento do Nordeste.

O último "filho" da GALCOM Comunicações é esta coletânea de crônicas e causos do Prof. Ivus Leal, publicadas no jornal Folha Sertaneja em 11 anos de sua vida e na imprensa local/regional. Produção de Fevereiro/2015, foi custeado pela GALCOM com apoio da Suprave.

Para eles, previstos para este ano de 2015 e para o ano de 2016, estou buscando o apoio, inclusive da própria Chesf, ainda sem resposta.

Sabemos que todos os outros escritores como João de Sousa Lima, Luiz Ruben, Gecildo Queiroz, Rubinho Lima, Roberto Ricardo, Edson Barreto e muitos outros também passam pela ansiedade da dificuldade de apoio para a publicação dos seus livros, infelizmente...

Paulo Afonso - de pouso de boiadas a redenção do Nordeste. Publicado em 1995 com o patrocínio da Câmara Municipal de Paulo Afonso (gestão vereador Marcondes Francisco da Silva). Foi totalmente distribuído pela CMPA. Esgotado.

As dificuldades encontradas em 1995, parece que aumentaram e continuamos teimosos porque a venda dos livros, no nosso caso, de tiragens pequenas e caras, nem sempre paga o custo, desde os longos anos de pesquisa até a impressão na gráfica...

Mas, seguimos na luta porque acreditamos que os que moram nesta região e os pesquisadores de todo o mundo precisam conhecer estas histórias de todos nós.

Prof. Antônio Galdino

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário