Seguidores

sexta-feira, 5 de junho de 2015

ENCONTRADA AFILHADA DE LAMPIÃO.

Por João de Sousa Lima
Publicado no dia 19 de fevereiro de 2013 - http://vicentealencar.blogspot.com.br

Durante minhas pesquisas cheguei até Ana Maria dos Santos, dona Nô, que reside em Triunfo, Pernambuco. Ela foi batizada por Lampião, seu pai era coiteiro do cangaceiro. O nome do pai dela era João Zeferino dos Santos e sua mãe chamava-se Maria Joana da Conceição.

Ana Maria dos Santos em sua carteira de trabalho    
Josué, Ana e João Lima; colhendo informações sobre sua história ao lado do Rei do Cangaço

Dona Nô nasceu no dia 14 de abril de 1919 e encontra-se viva, completará  94 anos de idade daqui a dois meses, reside em um dos bairros da cidade pernambucana, vive cercada por filhos, netos e amigos. 

Carteira de Ana que ela me presenteou. O detalhe de sua residência cita Sítio retiro, mesmo lugar onde nasceu Luiz Pedro

Encontra-se lúcida e gosta de contar as histórias da época do cangaço. Dona Nô foi casada com Manoel Pedro, irmão do cangaceiro Luiz Pedro, homem de confiança de Lampião. 

O cangaceiro Luiz Pedro

Ela diz que junto com Luiz Pedro seguiu o irmão Ulisses Pedro para o cangaço, ficando poucos dias na companhia de Lampião. Luiz Pedro ficou até a morte no dia 28 de julho de 1938, na Grota do Angico.

Familiares de Ana e do cangaceiro Luiz Pedro. O senhor de camisa azul chama-se Luiz Pedro e é sobrinho do cangaceiro do qual herdou seu nome.
Irmão de Luiz Pedro chora a morte de um parente ainda na época do cangaço.
    
Na sua certidão de nascimento que se encontra no museu de Triunfo tem a comprovação do batismo e do apadrinhamento, onde lê-se padrinho: Virgolino Ferreira da Silva. 


Documento que marca a história dessa mulher que viveu momentos festivos na presença daquele que foi o mais famoso cangaceiro do Nordeste Brasileiro.

Paulo Afonso, janeiro de 2013

João de Sousa Lima
Historiador e Escritor
Membro da ALPA - Academia de Letras de Paulo Afonso.
Membro GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará.

http://vicentealencar.blogspot.com.br/2013/02/encontrada-afilhada-de-lampiao.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário