Seguidores

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

HAGAHÚS ARAÚJO FILHO DE LUIZ PEREIRA DA SILVA (O CANGACEIRO LUIZ PADRE).


A história do político, da sangrenta luta entre famílias rivais no Nordeste ao recomeço em Minas Gerais.

Político com passagem por vários cargos eletivos e executivos em Goiás e Tocantins, Hagahús Araújo foi prefeito, deputado estadual, deputado federal e secretário de Estado. Em todas as funções, exerceu sua missão de educador levando cidadania a jovens carentes. A voz calma e a preocupação com as causas sociais, porém, escondem uma herança de lutas. 

Andrelino Pereira da Silva o Barão de Pajeú

O bisavô paterno Andrelino Pereira da Silva, o Barão de Pajeú, foi um dos mais influentes e poderosos políticos pernambucanos. Hagahús é filho de Luís Pereira da Silva, o neto do barão, que aos 16 anos recebe o pedido da mãe para vingar a morte do pai, morto numa emboscada do plano adversário. 

Luiz Pereira da Silva o Luiz Padre

Luís Pereira se une ao primo, Sebastião Pereira, famoso Sinhô Pereira, primo do governador Agamenon Magalhães. 

Sinhô Pereira um cangaceiro respeitado

Sinhô tinha Lampião sob seu comando, e juntos protagonizaram uma das mais sangrentas lutas entre famílias da região. Até mesmo Padre Cícero Romão Batista escreve ao pai de Hagahús aconselhando-o a deixar a guerra entre as famílias Pereira e Carvalho. E é assim que Luís Pereira vai para Goiás, casa-se com Amélia Póvoa e um pouco mais tarde encontra Sinhô. Com nomes trocados, recomeçam vida nova em Minas Gerais.

Ficha Técnica
Edição e Texto: Ana Maria Lopes
Edição de Imagens: Cláudio Lisboa
Narração e Produção: André Laquintinie
Direção de Fotografia: Francisco Nilton
Câmera: Brás Vieira
Auxiliar: Alessandro Oliveira
Áudio: Emmanuel Bezerra

Sobre a série Memória Política

Documentários que resgatam fatos marcantes do passado do Brasil por meio de personagens que foram protagonistas dos acontecimentos. Inicialmente centrado nas memórias políticas, o programa ganhou abrangência ao incorporar outras questões fundamentais para a compreensão do Brasil contemporâneo. A cada novo episódio fragmentos de recordações pessoais servem como ponto de partida para a compreensão de histórias narradas nos livros de história.

Assista ao vídeo clicando no link abaixo:

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/materias/MEMORIA-POLITICA/162992-HAGAHUS-ARAUJO.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário