Seguidores

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

EMPRESÁRIO SEBASTIÃO FERNANDES GURGEL


Em 28 de dezembro de 1972 faleceu na capital do Rio Grande do Norte, o senhor Sebastião Fernandes Gurgel, ex-banqueiro e chefe do antigo Banco S. Gurgel, da praça de Mossoró. A notícia de sua morte abalou o comercio desta cidade, onde ele residiu por mais de 50 anos. Sebastião Fernandes Gurgel nasceu no dia 06 de fevereiro de 1889, no município de Caraúbas-RN; filho de seu Rosendo Fernandes de Oliveira e dona Sebastiana Celestina de Oliveira. 

Ainda jovem se transferiu para à cidade de Mossoró, onde aqui ingressou no comércio de tecidos e mais tarde foi chefe da Casa Gurgel, que ficava na Rua Vicente Sabóia, centro. Posteriormente instalou a Casa Bancária S. Gurgel, que mais tarde foi transformado em Banco S. Gurgel, que anos depois foi adquirido pelo Banco Econômico da Bahia S. A. Seu Sebastião Gurgel também exerceu a política em Mossoró, onde exerceu a função legislativa por várias vezes. 

Nestas terras de Santa Luzia, ele foi Presidente da Associação Comercial. Foi um dos batalhadores da Estrada de Ferro de Mossoró, sempre lutou em prol desta cidade que adotou como sua terra, integrou-se mais tarde na diretoria do Hospital de Caridade de Mossoró, exercendo o trabalho como tesoureiro, função que desempenhou com maior dedicação. 

Ele casou nesta cidade de Mossoró, com dona Elisa da Rocha Gurgel e deste enlace nasceram os seguintes filhos: Sebastião Gurgel Filho, Mauro Gurgel, Raimundo da Rocha Gurgel, Judilita Gurgel, Maria José Gurgel Correia e José da Rocha Gurgel. Em sua homenagem foi colocado seu nome em uma rua em Mossoró.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário