Seguidores

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

INVASÃO EM MOSSORÓ (PARTE 2)

Por Geziel Moura

Após deixar a Serra do Diamante, região de Aurora (CE), o bando de Lampião tendo como guia Massilon Leite, atravessaram os limites com o Estado vizinho, a Paraíba, sendo a primeira parada significativa o, então, povoado Canto do Feijão, atualmente Santa Helena (PB).


Segundo o escritor Sérgio Dantas... a escala no Canto do Feijão, era para realizar ajuste de contas, do cangaceiro Massilon Leite em Raimundo Luis do Nascimento, inspetor de quarteirão do pobre povoado, que havia matado certo "valentão" para o lado do município do Barro (CE), cuja família prometera, repetidamente, vingança contra ele, e Massilon foi fazer o "serviço".


Naquela época, a maior importância do povoado, era a presença da estrada de ferro Fortaleza - Recife, sendo que a casa de Raimundo Luis, localizar-se ao lado da estação, portanto, sua vigilância era da janela de sua própria casa.


O bando invadiu o povoado no inicio da tarde, daquele dia 9 de junho de 1927, a primeira vítima foi a caixa d´água da estação, para anunciar a chegada da tropa de meliantes, ato continuo, cercaram a casa do inspetor de quarteirão e a cabroeira, não deu vida boa a ele, por mais que D. Rosinha a esposa do Infeliz Raimundo Luiz pedisse pelo companheiro, não houve acordo, e este, além de ser torturado á base de punhais, foi executado com três tiros, findou-se o inspetor de quarteirão do Canto do Feijão.


Numa tentativa "Kamikaze" o auxiliar de Raimundo Luiz, chamado de Elisário ao ouvir a confusão, na rua do povoado, correu com revolver para a casa do chefe, em busca de armamento mais pesado, porém foi colocado fora de combate, com tiros de fuzis dos cabras, vindo da casa daquele.

Após alguns poucos roubos nas bodegas, do pobre lugar, e Lampião aborrecido da demora, pois esta causa não era dele, ordenou a retirada do bando, seguindo para os limites com o Rio Grande do Norte.

Continua...

https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/1695330307446140/?notif_t=group_activity&notif_id=1481831290603483

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário