Seguidores

sábado, 10 de dezembro de 2016

O CANGACEIRO SABINO GÓIS


Um dos cangaceiros mais violentos do grupo de Lampião, sem duvidas nenhuma, foi Sabino Gomes Góis, ou Sabino das Abóboras em alusão ao local em que nasceu, na região de Serra Talhada (PE).


A maioria dos historiadores do cangaço apontam que Sabino era filho do Coronel Marçal Florentino Diniz com uma empregada de sua da Fazenda, sendo que o filho se tornou vaqueiro do pai.

Frederico Pernambucano de Melo

Segundo o escritor, Frederico de Mello, tempos depois, Sabino deixou aquele ofício de vaqueiro e se tornou, espécie de guarda - costa do meio irmão Marcolino Diniz, filho do Coronel Marçal, aliás, quando Lampião foi ferido no pé, pela volante de Theophanes Ferraz Torres, no conhecido fogo da Lagoa do Vieira, na região de Belmonte (PE), em 1924, Sabino foi o responsável em interceder, junto ao irmão, para trazê-lo e curar-se em Pato de Irerê (PB), o que fortaleceu mais os laços de Sabino e Lampião.



Sabino antes de compor o bando de Lampião já era cangaceiro e possuidor de grupo de bandidos chamado "Os Negros de Sabino", e com este bando, arregimentado nas cidades de Porteiras, Brejo dos Santos e Milagres, todas do Ceará, invadiu a cidade de Cajazeiras no dia 28 de setembro de 1926, ocasião em que matou dois agricultores, um paralítico, um soldado e um alfaiate que observava pela janela, a passagem do bando de cangaceiros.

Pesquisadores Kydelmir Dantas, Professor Pereira e Honório de Medeiros

Segundo o professor Francisco Pereira Lima a defesa de Cajazeiras foi realizada na Praça Coração de Jesus, por Romeu Cruz, Raimundo Anastácio, Marechal Cartaxo e outros, que sustentaram o fogo por cerca de seis horas. Os cangaceiros só desistiram quando ouviram explosões, provocadas pelo eletricista José Sinfrônio, nos geradores de eletricidade, os cabras pensado que era reforço da polícia, fugiram às pressas.


Certamente que Sabino Góis esteve em diversos combates, por exemplo, na Invasão de Sousa (PB), em julho de 1924, Lampião não estava, como vimos se curava da lesão do pé, os cangaceiros foram comandados por Sabino, Levino Antônio Ferreira e Chico Pereira, e na Invasão de Mossoró (1927), dentre outras.

Vilson e pesquisadores na fazenda Piçarra - http://cariricangaco.blogspot.com.br/2011/04/vilson-e-antonio-da-picarra-por-manoel.html

O Fim da linha do cangaceiro Sabino deu-se na fazenda - coito, Piçarra, de Antônio Teixeira Leite, o Antônio da Piçarra, em março de 1928, pela volante de Manoel Neto e Arlindo Rocha.

https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/1692355477743623/?notif_t=group_activity&notif_id=1481380431982424

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário