Seguidores

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

A AFILHADA DE CORISCO E DADÁ


Abaixo, veremos uma página da revista veja, da edição de julho de 1985.

A matéria, relacionada ao cangaço, trata da ex-cangaceira Dadá e, na época da reportagem, a senhora Sérgia, que morava em salvador, capital baiana.

Como em outras, a matéria da revista, sensacionalista e, por vezes, nos traz equívocos históricos. Citando um, da notícia abaixo, “...(...) o casal estava com uma filha de 8 anos(...)”.


Corisco e Dadá, na verdade, não estavam com uma filha, e sim, com uma menina que levaram de um coiteiro, Braz Francisco de Almeida, conhecido pela alcunha de ‘Braz do Couro’, para despistar eventuais curiosos e indagadores sobre cangaceiros. (“Corisco – a Sombra de Lampião” – 1ª edição. Dantas, Sérgio Augusto de Souza.).

Seu nome era Josefa Erundina de Almeida, por todos conhecida como ‘Zefinha’.

Os fugitivos, Corisco, Dadá, Rio Branco com sua companheira e a menina Josefa(Zefinha), ao chegarem no terreiro da casa sede da fazenda Cavaco, área aquela que era conhecida por ‘Pulgas’ no, hoje, município de Barra do Mendes, Ba, um deles diz ao proprietário, José de Souza Pacheco:

“(...) Boas tarde, senhor! Nós viemos de longe, das Alagoas, e estamos de passagem para ‘Lapinha’ do Bom Jesus para pagamento de promessa. Meu nome é Silva (Corisco), e essa é a minha mulher, Amália (Dadá). A menina é minha afilhada e se chama Zefinha. Os outros dois são Antônio e Flor (Rio Branco e companheira), e também vão para ‘Lapinha’. Será que o senhor teria um local onde a gente pudesse descansar uns dias antes de prosseguir viagem? Qualquer telheiro serve(...).” ( Ob. Ct.)

Foto Ob. Ct.

Fonte: facebook
Página: Sálvio Siqueira
Link: https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário