Seguidores

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

A CONDUTA DA MULHER CANGACEIRA


As mulheres que se tornavam cangaceiras tinham que cumprir as normas do bando para que sua estadia no Cangaço fosse tranquila. Em relação a convivência coletiva, essas mulheres deveriam manter bom relacionamento com os demais integrantes do bando evitando desentendimentos. No que diz respeito ao seu companheiro, deveriam se manter fiéis e não cometer traição. Não havia perdão para a traição feminina. A mesma trazia desmoralização a figura do cangaceiro e deveria ser punida com a morte da mulher. 


A mulher cangaceira deveria se adaptar ao cotidiano do bando que se caracterizava por: longas caminhadas, situações de privação de água, de alimentos, as perseguições das volantes, não deveriam fazer reclamações e nem demonstrar fraqueza. Tinha também os dias de fartura de comida, as festas e o descanso nos coitos seguros onde muitas vezes elas bordavam e costuravam. 

As mulheres não podiam se meter nos negócios dos cangaceiros. Diferente do que muitos imaginam, não havia interferência frequente das mulheres para salvar a vida de pessoas. Isso foram casos raros e que não devem ser vistos como uma prática comum. Mesmo com a presença das mulheres os cangaceiros cometeram crimes violentos. 

Cangaceiros Adília e Canário

Inclusive temos o relato da ex cangaceira Adília que ao tentar interferir para que Canário não executasse um rapaz, acabou sendo ameaçada de morte pelo seu companheiro, Canário em outra ocasião tentou enforcar Adília que só escapou da morte porque foi socorrida por outro cangaceiro. Caso desagradassem seus companheiros podiam sofrer ameaças ou até mesmo agressão física. Embora vivessem de forma nômade, as relações entre homens e mulheres no Cangaço reproduziram as relações da sociedade patriarcal. 

Não houve essa emancipação feminina que muitas imaginavam que conseguiriam. Elas continuaram sujeitas aos seus companheiros e sem gozar dessa tão sonhada liberdade.


Foto: Benjamin Abrahão
O casal de cangaceiros Gato e Inacinha

Perdi a fonte  

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário