Seguidores

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

FILOSOFIA, RETALHO IDEOLÓGICO

Por Francisco de Paula Melo Aguiar

Quem tem ideologia formada sobre tudo e todos, jamais aderirá a ideologia alheia que a nada levará.
Francisco de Paula Melo Aguiar

Falar a verdade é mesmo que plantar e nada colher no deserto da ignorância democrática de nossa gente que faz de tudo para permanecer contratada na ilusão da gestão pública (federal, estadual e municipal), mesmo contra sua frágil e ou nenhuma ideologia política que se confunde com bajulação e corrupção de quem estiver de plantão no exercício de qualquer cargo e ou função política.
              
A sociedade que se diz crítica, criativa e contemporânea tem necessidade de iniciar sua aprendizagem dentro e fora do lar, cedo, envolvendo o sistema educacional sistemático e assistemático, temos muito a aprender quando filosofamos ouvindo e sendo ouvido pelas crianças.
              
A infância que carrega o aluno, inaudito, sem voz, sem autonomia, sem vez, pobre e/ou rico, amordaçado, deve ter como filosofia, potencializá-la e torná-la viva, critica e ativa, haja vista que é um ser que está a vir a ser, que em si mesma traz a força potencial capaz de transformação e criação do ser que não é em sua originalidade, porque nunca saberemos o que pode e o que não pode uma criança, tudo vai depender das "condições" e/ou "investimentos" públicos, familiares e educacionais de seu meio. O que se "gasta" em educação é investimento a curto, médio e longo prazo e nunca despesa.
             
O ser humano deve filosofar para pensar por si mesmo, pois, haja vista que no momento em que deixa de pensar, alguém inevitavelmente pensará por ele, assim sendo, passará a ser conduzido, dominado e governado no meio da massa não pensante, resolvendo seus "problemas" pelas mãos alheias. Mera ilação. Ledo engano. É semelhante a cego em tiroteio... porque não saberá para qual lado e/ou ideologia ficará e/ou defenderá, tornar-se-á instrumento de manobra fácil nas mãos de quem paga e/ou dá mais, fundamento e/ou alicerce alimentador da corrupção e dos corruptos em todos os setores da sociedade desenvolvido, subdesenvolvida e/ou de terceiro mundo. Haja pobreza, crise, falência das políticas públicas de educação, saúde, segurança, esportiva, infraestrutura, industrialização, cultura; inclusão social de crianças, jovens, adultos e da melhor idade, etc. É o samba do crioulo doido, onde o errado é certo e o certo é errado. Quem tem medo de pensar é escravo de si próprio...
                  
O eleitor que pede cimento, telha, tijolo, linha, ripa, caibro, barro, areia, dentadura, pagamento de água e energia elétrica, bola, exame de vista, remédio, cirurgia, maconha, crack, caixão de defunto, mortalha, programas sociais: bolsa escola, bolsa família, minha casa minha vida, etc., não tem moral para falar dos "eleitos" que ele "escolheu" porque recebeu o seu preço/valor antes de votar.

O eleitor quer sempre "ordem e progresso" para si e sua família e "desordem e atraso" para sua cidade, seu estado e seu país, tendo em vista o perfil dos eleitos via "aliciamento" dos programas sociais federais, estaduais e municipais, verdadeiro simulacro de compra e venda antecipada de votos, modelo reinante no Brasil do século XX, herança maldita do século XX. O candidato honesto passa a ser desonesto com tal filosofia eleitoral.
                 
O burro político é aquele que nada sabe, porém acha que sabe, dentre os demais é o único certo em tudo que faz e jamais quer aprender com a voz do povo no meio da rua...
                 
O Brasil tem em números redondos: 13 milhões de analfabetos e 38 milhões de analfabetos funcionais. É esse o quadro da educação nacional de 2017, isso significa que temos 51 milhões de analfabetos, portanto, um quatro da população brasileira. Sem leitura e compreensão do que leu, nada feito, o resultado é o reflexo do ENEM/2016, publicado hoje, onde a nota da redação derrubou a maioria dos candidatos que fizeram as provas mencionadas. É a grande questão do atual e do futuro ensino médio sem leitura e respectiva compreensão e interpretação literal dos conteúdos da educação formal e da educação informação.
                 
O povo é o gestor público em todos os cargos da administração municipal, estadual e municipal, tendo em vista que todo poder emana do povo e em seu nome é exercido, segundo a Carta Magna/1988.
                 
O projeto de sucesso de um povo tem que passar primeiro pela escola compromissada com crescimento e desenvolvimento sustentável a curto, médio e longo prazo. Sem aprender a aprender, através de educação forjada em um sistema de ensino falido, tem endereço certo: o insucesso pessoal e profissional de crianças, jovens e adolescentes dos dias atuais nas próximas décadas. É a política de quanto pior melhor.
                
O maior ato de grandeza de uma pessoa é agradecer a Deus pela vida sem máscara.
Ninguém consegue forjar e/ou enganar o povo o tempo todo, pode até enganar por muito tempo, porém, assim como o sol não se esconde por trás dos montes a verdade vem sempre a passos lentos. É tudo uma questão de tempo...
                 
Os mais velhos nos ensinam que o espinho que tem que furar desde pequeno trás a ponta.
                 
Deus é criador e não criatura, por isso nunca o homem consegue realizar tudo que sonha e pensa.
               
Entre o farfalhar do canavial e o monte da popular construí minha fábrica de sonhos.
                
Nunca deixe de acreditar em você, porque o acreditar no aceno do palanque é o dia anterior a tua decepção pessoal e ingresso no estádio esquecimento.
                
A sociedade que assiste o enterro da última quimera é a mesma sociedade que vai ao tribunal do júri absolver o seu verdadeiro assassino.
                  
Tudo que tem inicio tem fim, apesar do fim representar sempre um feedback (positivo e ou negativo) de continuar tudo como antes no quartel de Abrantes...
                  
Lembre-se de que nem sempre o "batalhador" está preparado para exercer o puder político, porque lhe falta conhecimento de causa para puder representar a si e a quem lhe elegeu, transformando-se assim uma presa fácil de ser aliada e corrompida no exercício do poder...
                 
Se a população deixar de trabalhar (já temos 12 milhões de brasileiros desempregados...) e pagar impostos diretos e indiretos a fazenda pública federal, estadual e municipal desaparece e ninguém quer ter o poder público sem dinheiro para gestar as políticas públicas de saúde, educação, limpeza pública, esporte, cultura, segurança, infraestrutura, etc.
                
Quem é amigo do poder não é amigo de ninguém, fica sempre do lado de quem está no puder...
                
Veja bem amigo: o descrédito público é pior do que o descrédito privado, porque no privado isso se chama: depressão, o indivíduo se mata, comete suicídio, morre só, e no público é transformado em lixo e sem chance de ser reciclado pela população que perde o sonho sonhado de progresso e desenvolvimento para a Terra que nos é comum.
                
Quando os políticos não tem compromisso com seus fiadores (eleitores) a população padece e empobrece.


Enviado pelo autor Francisco de Paula Melo Aguiar

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário