Seguidores

segunda-feira, 6 de março de 2017

CARIRI CANGAÇO, CADA DIA MAIS FLORESTANO...

Por Manoel Severo
Cariri Cangaço Floresta 2017 vem aí ...

A Manhã do dia 27 de fevereiro, dia Sagrado, marcou a reunião de trabalho entre o Conselho Cariri Cangaço, a Comissão Organizadora do Cariri Cariri Cangaço Floresta 2017 e as autoridades do município de Floresta, tendo a frente o Prefeito Ricardo Ferraz, o vice, Pedro Vilarim e a vereadora Ana Beatriz Numeriano. O encontro aconteceu no auditório do Floresta Hotel e contou ainda com Manoel Severo, Manoel Serafim e Archimedes Marques, conselheiros do Cariri Cangaço, com os pesquisadores Cristiano Ferraz, Marcos de Carmelita, Louro Teles, Leonardo Gominho, Elane Marques e Betinho Numeriano, a Presidente da Autarquia Belemita da CESVASF, Ana Gleide  , com o Diretor de Cultura de Floresta Vavá, com Maria Amélia Araujo, Ingrid Rebouças, Vanessa Ferraz, Silvania Nascimento e Fátima Rocha.

 
A Reunião...
A reunião apresentou aos presentes as principais agendas do Cariri Cangaço para o ano de 2017, com os eventos de Exu e Serrita em Julho e a Trilogia de Piranhas, Água Branca e Delmiro em Setembro, como também as novas parcerias que o Cariri Cangaço esta estabelecendo para os próximos anos. Em seguida o curador Manoel Severo apresentou a formatação inicial do Cariri Cangaço Floresta 2017, que acontecerá entre os dias 12 e 15 de outubro, tendo como ponto alto os festejos do Centenário de Nazaré. "Tivemos o cuidado com todas essas datas, ficamos satisfeitos em encontrar o consenso, pois são muito compromissos e uma agenda apertada, e o melhor é realizar mais essa grande festa que é o Cariri Cangaço Floresta e nos unirmos ao Centenário de Nazaré", comenta o Conselheiro Cariri Cangaço, Manoel Serafim.

 Prefeito Ricardo Ferraz e Manoel Severo
  Vanessa e Cristiano Ferraz
 Vavá e Amélia Araujo
Ana Gleide, Vice-prefeito Pedro Vilarim e Vereadora Ana Beatriz Numeriano

A Programação...
O Cariri Cangaço Floresta 2017 terá seu inicio na noite do dia 12 de outubro, um feriado de quinta-feira; em Floresta, onde também haverão atividades durante toda sexta, dia 13; sábado, dia 14 o Cariri Cangaço festeja o Espetacular Centenário de Nazaré, com um dia inteiro na Vila mais famosa do cangaço e no domingo, dia 15 o encerramento pela manha, novamente em Floresta. O pesquisador e escritor Cristiano Ferraz revela: "Estamos todos comprometidos em realizar um Cariri Cangaço ainda maior que no ano passado e teremos muitas novidades nas visitas técnicas, então será imperdível".

"Um dos pontos altos do Cariri Cangaço Floresta 2017 será sem dúvidas a visita guiada pelos pontos históricos de nossa cidade no dia 13, na sexta, culminando em outro grande momento diante de nosso maior ícone, o prédio do Batalhão", diz o pesquisador e escritor Leonardo Gominho, já Maria Amélia Araujo reafirma, "nós da cultura junto com Vavá vamos nos esforçar para deixar Floresta ainda mais linda para receber todos os nossos convidados, será maravilhoso". 

Prefeito Ricardo Ferraz e Manoel Severo
 Ana Beatriz Numeriano, Prefeito Ricardo Ferraz, Manoel Serafim e  Manoel Severo
Pedro Vilarim, Ana Gleide, Fatima Rocha e Amélia Araujo

O Batalhão...
O prédio histórico do Batalhão continua sendo uma das principais trincheiras do Cariri Cangaço também em 2017. "Com o apoio de todas as forças vivas de Floresta, foi conseguido o Tombamento Oficial do Batalhão, luta na qual o Cariri Cangaço teve um papel fundamental, agora o segundo passo depende de vontade política. Vamos todos juntos cobrar dos nossos governantes a Reforma do nosso Batalhão. Isso será com certeza, a redenção da nossa amada Floresta",  alerta o pesquisador e escritor Marcos de Carmelita. 

Para o Prefeito Municipal, Ricardo Ferraz todos os esforços serão realizados para a restauração urgente do Batalhão, "estamos comprometidos em efetivamente realizar a restauração, vamos articular com todas as esferas governamentais" . E completa: "O Cariri Cangaço foi e será muito importante ao nosso lado para conseguirmos essa vitória, todos sabem das dificuldades pelas quais passam os municípios, mas vamos envolver todos os entes, governo federal, governo estadual, enfim, por isso vamos desde já preparar um documento com as intensões e o compromisso por parte desta municipalidade, referentes ao recursos para a restauração; assim iremos propor do total do orçamento, 60% responsabilidade do governo federal, 30% do governo estadual e 10% de nosso município".

Ainda dentro da reunião a vereadora Ana Beatriz Numeriano passou as mãos do curador do Cariri Cangaço, Moção de Aplauso ao Cariri Cangaço aprovada pela Câmara Municipal de Floresta, e ressaltou: "O Cariri Cangaço tem como objetivo preservar a identidade do nosso povo e, em Floresta, lugar de um acervo extraordinária da história do Cangaço, as cortinas serão abertas para as histórias que unem a coragem e a determinação de nossos antepassados."

Vereadora Ana Beatriz e a Moção de Aplauso ao Cariri Cangaço aprovada pela Câmara Municipal de Floresta
 Autoridades municipais e as articulações para os recursos da restauração do Batalhão de Floresta 

A Festa...
O dia marcou também o aniversário do pesquisador e escritor Marcos de Carmelita que recebeu os parabéns e cumprimentos de todos os presentes e recebeu de Manoel Severo o chapéu que usou desde os primeiros passos do Cariri Cangaço. "Marcos já fazia tempo que desejava sequestrar meu chapéu para sua coleção de chapéus, daí chegou a data propícia para o chapéu ficar de vez em Floresta, o dia do seu aniversário" revela Manoel Severo.

Na reunião os parabéns para Marcos de Carmelita
Cristiano Ferraz e Marcos de Carmelita
 Manoel Severo, Marcos de Carmelita e Prefeito Ricardo Ferraz
 Archimedes Marques e Marcos de Carmelita
Vice-prefeito Pedro Vilarim e Marcos de Carmelita

Conclusão...
Antes mesmo do final do encontro a pesquisadora e escritora Elane Marques passou às mãos de Ricardo Ferraz e de Ana Beatriz Numeriano o seu livro "Sila do cangaço ao estrelato". Para o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo "mais uma vez testemunhamos o espetacular compromisso de Floresta em fortalecer a sua historia, a força de sua tradição, hoje conseguimos reunir numa segunda-feira de carnaval, o prefeito Ricardo, o vice Vilarim, a vereadora Bia Numeriano e todos esses abnegados pesquisadores de nossa querida Floresta, numa reunião de quase duas horas, realmente uma coisa fantástica, só nos resta agradecer a Floresta e nos dedicarmos com o que temos de melhor para realizar mais um grande Cariri Cangaço em outubro".
  
Elane Marques entrega "Sila" a Ricardo Ferraz e Ana Beatriz Numeriano
Cristiano Ferraz, Manoel Severo e Marcos de Carmelita
Amélia Araujo, Betinho Numeriano, Manoel Severo, Manoel Serafim, Cristiano Ferraz, Marcos de Carmelita, Prefeito Ricardo Ferraz, Elane Marques e Leonardo Ferraz Gominho

Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço
Floresta, PE 27 de Fevereiro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário