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sábado, 8 de abril de 2017

PROPOSTA DE MINI-CURSO PARA O XXIII EGEORN


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA – SEEC
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN
  FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS – FAFIC
  DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DGE
  Av. Prof. Antônio Campos, S/N – BR 110 – Km 46 – Bairro Pres. Costa e Silva
  Mossoró – RN – CEP: 59.610-090
  e-mail: dge@uern.br

PROPOSTA DE MINI-CURSO PARA O XXIII EGEORN

  1. IDENTIFICAÇÃO:
1.1  – Título: Abordagens referentes ao Nordeste nas músicas de Luiz Gonzaga
1.2  – Carga horária: 08 hs.
1.3  – Público-alvo: Docentes e Discentes de Cursos de Licenciatura em Geografia e Áreas afins
1.4  – Turno: Diurno
1.5  – Ano: 2017
1.6   - Período: 08 a 09 de junho de 2017
1.7  – Ministrante: Prof. Msc. José Romero Araújo Cardoso
1.8  – Número de vagas: 20

  1. EMENTA:
O Nordeste e sua Geohistória nas músicas de Luiz Gonzaga. As secas enquanto tema recorrente nas músicas de Luiz Gonzaga. A natureza nordestina enquanto presença marcante nas músicas de Luiz Gonzaga. Personalidades da Geografia Humana Nordestina presentes nas músicas de Luiz Gonzaga. A Cultura Popular Nordestina. 

  1. OBJETVOS:
3.1  – Objetivo geral:

3.1.1 - Estudar a influência exercida pelo Nordeste Brasileiro nas músicas de Luiz Gonzaga 

3.2  – Objetivos específicos:

3.2.1      – Mensurar a importância de Luiz Gonzaga e sua arte para o fomento à identidade nordestina

3.2.2      – Compreender como a música regional tem sua importância para a ênfase ao processo ensino-aprendizagem

3.2.3      – Analisar aspectos da Geohistória e da Cultura Nordestinas presentes em algumas músicas de Luiz Gonzaga

3.2.4      - Avaliar a importância das secas para a efetivação da arte musical de Luiz Gonzaga

4         CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

UNIDADE I - A Geohistória Nordestina na Arte de Luiz Gonzaga

1.1  – Luiz Gonzaga e sua importância para o Nordeste
1.2  - Tropeiros da Borborema: A aventura almocreve pelas veredas da terra do sol
1.3  – Parahyba: Expressão máxima do mandonismo local
1.4  – Paulo Afonso: Delmiro deu a idéia
1.5  – O Cangaço e a figura de Lampião
1.6  – Padre Cícero: O Taumaturgo Nordestino

UNIDADE II – As Secas e o Quadro Natural Nordestino

2.1 – Asa Branca e o Desespero Nordestino: Quando até aves migram devido a inclemência das secas
2.2 – A Volta da Asa Branca: Esperança de dias melhores
2.3 - A Triste Partida: Migração campo-cidade e busca pela sobrevivência
2.4 – Vozes das Secas: Denúncia e protesto pelo descaso político-econômico-social com o Nordeste
2.5 – Aquarela Nordestina: As cores vivas do drama com as secas

UNIDADE III – A Cultura Popular e a arte de Luiz Gonzaga

3.1 – A Feira de Caruaru: Onde tudo se encontra
3.2 – Feira de Mangaio: Expressão máxima da cultura popular nordestina
3.3 – ABC do sertão: Como outrora se aprendia a ler na região

  1. METODOLOGIA:
A metodologia para a aplicação da presente proposta de mini-curso para o XXIII EGEORN constará de:

·       Exibição e posterior comentário de documentário sobre Luiz Gonzaga, intitulado LUIZ GONZAGA: A LUZ DOS SERTÕES

·       Leitura e análise de textos pincelados de livro por título O Nordeste nas Canções de Luiz Gonzaga (Autores: Adelson Viana/Ana Thais Feitosa/Crispiniano Neto).

·       Leitura e análise de artigos de autoria de José Romero Araújo Cardoso – Tropeiros da Borborema: Aventura almocreve pelas veredas da terra do sol – Princesa: Maior manifestação de insurgência do mandonismo local – Delmiro Gouveia e o sonho de industrializar o semiárido. A expressão máxima da cultura popular nordestina em Feira de Mangaio.

·       Apresentação de músicas de Luiz Gonzaga ( Tropeiros da Borborema (Raimundo Asfora/Rosil Cavalcante) – Paraíba (Luiz Gonzaga/ Humberto Teixeira) – A Volta da Asa Branca (Luiz Gonzaga/Zé Dantas) -  A Triste Partida (Patativa do Assaré) – Vozes das Secas (Luiz Gonzaga/Zé Dantas) – Auqrela Nordestina (Rosil Cavalcante) – Feira de Caruaru (Onildo Almeida) – Feira de Mangaio (Sivuca/Glorinha Gadelha). ABC do sertão (Luiz Gonzaga/Zpé Dantas).

  1. RECURSOS METODOLÓGICOS:
Serão necessários os seguintes recursos metodológicos:

·        Notebook e datashow
·       As músicas destacadas salvas em pendrive
·       Xérox de vários trechos do livro O Nordeste nas canções de Luiz Gonzaga
·       Xérox dos artigos supramencionados

  1. BIBLIOGRAFIA SELECIONADA:
CARDOSO, José Romero Araújo. Notas para a História do Nordeste. João Pessoa: Ideia, 2015. (e-book).
___________________________. Tropeiros da Borborema: Aventura almocreve pelas veredas da terra do sol. Disponível em:.< http://cgretalhos.blogspot.com.br/2010/06/tropeiros-da-borborema-traducao-precisa.html#.WOcGX2nyvIU>. Acesso em: 07/04/2017.

___________________________. Princesa: Maior manifestação de insurgência do mandonismo local .<.http://www.caldeiraodochico.com.br/princesa-maior-manifestacao-de-insurgencia-do-mandonismo-local/.> Acesso em: 07/04/2017.

___________________________. Delmiro Gouveia e o sonho de industrializar o semiárido. Disponível em: .< http://memo-delmirogouveia.blogspot.com.br/2010/11/o-sonho-de-industrializar-o-semiarido.html.> Acesso em: 07/04/2017.

___________________________. A expressão máxima da cultura popular nordestina em Feira de Mangaio. Disponível em: .. Acesso em: 07/04/2017.

VIANA, Adelson; FEITOSA, Ana Thais; CRISPINIANO NETO, Joaquim. O Nordeste nas Canções de Luiz Gonzaga. Fortaleza: IMEPH, 2013.

Documentário/Vídeo:

MARIA, Rose. Luiz Gonzaga: A Luz dos Sertões. Brasil (PE), 1999, 37 min.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

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