Seguidores

sábado, 13 de maio de 2017

CORTAR CABEÇA DE CANGACEIRO...O PORQUÊ ? A ORDEM ERA. MATAR E, CORTAR A CABEÇA...VC SERIA CONTRA OU A FAVOR DE TAL ATITUDE ?

Por Dr Iaperi Araújo
Fonte das Fotos: Google, A Noite Ilustrada

CORTAR CABEÇAS, ou morte por degola ou a separação da cabeça do corpo é uma prática muito antiga. Ela tem um significado POLÍTICO, ou seja, o da subjugação do vencido. Sob o aspecto religioso cristão, a cabeça separada do corpo, não permitiria a ressurreição do morto.

A bíblia fala do corte da cabeça de João Batista, a pedido de Salomé. Em Canudos, após a derrota de Conselheiro a DEGOLA, foi geral (triste página de nossa história...). Mesmo, após sua morte, foi procedida a exumação e o corte de sua cabeça.

Em 1926, quando da passagem da COLUNA PRESTES pelo Nordeste, ocorreram casos de degola tanto feita pelos revoltosos, quanto pelos legalistas.

No cangaço, esse procedimento teve uma ocorrência muito grande, sobretudo na 2ª fase do fenômeno, em que AS CABEÇAS eram apresentadas às autoridades, e, os matadores eram promovidos. A ordem era geral, ou seja, MATAR E TRAZER A CABEÇA.

A separação da cabeça do resto do corpo, mutilando-o, fragmenta a ideia da imortalidade. No caso da DEGOLA procedida em Angico (morte de Lampião, Maria e mais 9 cangaceiros), por ocasião da degola de MARIA, após o corte da cabeça, alguns policiais informaram que colocaram o dedo no canal medular extraindo parte da massa cinzenta-encefálica.

O próprio Tenente João Bezerra informou que após as mortes de cangaceiros em Angico, as CABEÇAS tiveram que ser cortadas, pois ficava impossível, trazer os corpos em face das dificuldades encontradas.

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta
Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=672809929587651&set=gm.643901922485422&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário