Seguidores

domingo, 28 de maio de 2017

MORTE DE PAI VEIO

Por Francisco Carlos Jorge de Oliveira

Segundo relato de algumas pessoas da época, Pai Veio jamais foi cangaceiro; mas sim um simples caboclo que morava isolado em um ranchinho em meio ao inóspito bioma nordestino. Era benzedor, curandeiro e profundo conhecedor de inúmeras ervas, castanhas, caule, folhas, raízes e diversos frutos da flora das caatingas. O supracitado caboclo não fazia mal a ninguém, só se dedicava a elaborar seus remédios e unguentos para aliviar a dor e curar muitas espécies de doenças da época, criava também muitas poções que além de evitar infecções, cicatrizavam de maneira rápida, ferimentos e lesões. 

Pai Véio usava técnicas que apesar de primitivas eram bem eficazes, pois encanava com bambus os ossos fraturados de pernas e braços dos inúmeros vaqueiros, cangaceiros e demais sertanejos que o procuravam para consultar, ou fazer benzimento para combater algum mal ou moléstia grave. Era assim este homem sobrevivia tirando dessa forma o seu sustento. Que durante um combate entre os cangaceiros e a volante do tenente Zé Rufino, Pai Véio por se encontrar entre a linha de fogo cruzado, tombou gravemente ferido morrendo no local. 

Mariano, Pai Veio e Pavão segundo Alcino Alves Costa em seu livro "Lampião Além da Versão mentiras e Mistérios de Angico".

Que após a refrega os volantes seccionaram-lhe a cabeça junto aos demais cangaceiros mortos, assim como Mariano e Zepelim, e que posteriormente foram levadas à cidade e Pai Veio foi fotografado como se fosse também um cangaceiro...

https://www.facebook.com/groups/ocangaco/?ref=br_rs

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário