Seguidores

segunda-feira, 1 de maio de 2017

PRÉDIOS HISTÓRICOS DE POMBAL S.A.O.B - SOCIEDADE ARTÍSTICA OPERÁRIA BENEFICENTE - SEDE.

Por Jerdivan Nóbrega de Araújo

O povo de Pombal se convencionou chamar esses dois prédios de “SEDE”, por ser ela a sede de umas das mais antigas e importantes entidades beneficentes da nossa cidade, quiçá do sertão da Paraíba.

A SEDE tá localizada por trás da antiga Usina de beneficamente de algodão de Paulo Pereira, e na lateral da Igreja presbiteriana, já na descida para a Rua dos Roques e o pátio da Estação.

A S.A.O.B - Sociedade Artística Operária Beneficente, foi fundada no dia 8 de julho de 1934 pelo músico Francisco Ribeiro. No final da década de 1940, José Benigno – Seu Lelé, assumiu a presidência da SAOB, permanecendo no cargo por 43 anos.

Na década de 1950, com verbas do governo federal, intermediadas por Dr. Janduhy Carneiro, José Benigno construiu os dois prédios da sua sede própria, e que serviram por muitos anos como instituição de ensino fundamental. 

A SAOB tinha como fim a inclusão dos desassistidos da cidade, com o desenvolvimento e implantação de ações e equipamentos de amparo aos mais humildes a partir de programas de assistências que, até hoje são inovadores, como o apoio à melhoria de renda dos associados, oferecendo cursos de capacitação de corte e costura, e concessão de máquinas de costuras, em sistema de rodízio, serviço assistencial médico e odontológico, a construção de unidades residenciais, construção de túmulo no Cemitério N.S. do Carmo para os associados, e por vez a ajuda emergencial aos associados quando necessário, Foi na SAOB a instalação da primeira biblioteca pública da cidade de Pombal, com livros de autores brasileiros e da literatura universal.

Na Sede também foi instalado o primeiro cinema da cidade. Seus imensos salões foram utilizados para reuniões da classe operária, festas e eventos sociais, realização dos grandes carnavais, bailes dançantes e muitas apurações de eleições municipais e até posse de prefeitos e vereadores.

O prédio da S.A.O.B - Sociedade Artística Operária Beneficente – SEDE fica dentro do perímetro do conjunto de monumentos históricos existentes na cidade de Pombal, portanto, protegido contra demolição e depredação, sob proteção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba IPHAEP.





Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário