Seguidores

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

PROFISSÕES POUCO ORIENTADAS

Clerisvaldo B. Chagas, 24 de novembro de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.787

Vejamos algumas profissões pouco ou não divulgadas nos Cursos Fundamental e Médio:
Antropólogo – É um profissional responsável por estudar o homem e suas interações com a sociedade. Analisa o ser humano como um ser biológico, social e cultural. A sua ciência se chama Antropologia.

Arqueólogo – É um profissional que representa a Arqueologia, disciplina científica que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais. Ciência social que estuda as sociedades extintas.
Paleontólogo ou paleontologista – É um cientista que estuda a Paleontologia. Especialidade da Biologia que estuda a vida do passado na terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico. No Brasil, paleontólogo é aquele que apresenta uma graduação (Biologia ou Geologia) e uma pós-graduação com monografia versando sobre uma pesquisa desenvolvida na área da Paleontologia.
Obs. A Arqueologia tem o objetivo de estudar a humanidade, já a Paleontologia estuda as outras espécies (animais, vegetais...).
Geólogo – É um profissional de nível superior diplomado em Geologia ou Engenharia Geológica. Estuda a estrutura e os processos que formaram a Terra, sua evolução ao longo do tempo e os aspectos da aplicação desses conhecimentos para o bem comum.
Geógrafo - É o profissional cuja área de estudo é a interação entre os diversos sistemas espaciais. Sistemas que podem ser sociais, econômicos, políticos, geológicos, biogeográficos etc. O Geógrafo pode ser Bacharel e Licenciado. O Bacharel possui habilitação para trabalhar com estudos ambientais, planejamento regional, mapeamentos e diversas outras atribuições. O Licenciado possui habilitação para lecionar a Geografia. Embora sejam habilitações e atribuições profissionais distintas, a Geografia é uma só. O Bacharel em Geografia possui as atribuições definidas pela lei federal 6664 de 1979 e o órgão que fiscaliza a atuação profissional no Brasil é o CONFEA e suas regionais CREAs.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário