Seguidores

sábado, 24 de março de 2018

A FÉ DO CANGACEIRO BOM DEVERAS EM PADRE CÍCERO

Por Junior Almeida

Em março de 1926 Lampião à frente de dezenas de cangaceiros entrou em Juazeiro do Norte, para receber das mãos do Padre Cícero, a famosa e polêmica patente de capitão dos batalhões patrióticos, que tinham por finalidade combater a coluna Prestes, que “invadira” os sertões nordestinos. Dentre os cabras do Rei do Cangaço, estava o cangaceiro Manuel Marcelino, o Bom Deveras, irmão dos também cangaceiros Lua Branca e Vinte e Dois. O sicário que viria a morrer em Salgueiro, Pernambuco, num combate com a volante pernambucana comandada pelo cabo Afonso Rodrigues no natal daquele mesmo ano, pelas suas palavras, demonstrava ter a mesma devoção ao Patriarca do Juazeiro que Virgulino Ferreira. Disse Bom Deveras:


Nesse mundo num existe padre tão santo cuma meu padim Cirço. Cumpadi, acredite que ele é do reino de Deu. Vou contá o que aconteceu cum forastêro que achode visitar meu padim, mode vê se ele cumia. Dissero a esse ateu que meu padim não cumia cuma nói. Os di cume num era desse mundo. Ele levou na mangação. Apôis fromou uma viagem prá qui e mode chego com uns costado numa besta melada. Era um caba mago, ôio miúdo e boca de chupá ovo, cum chapéu de apara-castigo, mitido numas carça frocha. Meu padim adinvinhô a tenção desse mardiçuado e chamou esse herege pra tumá assento na mesa e armuçá. O relógio do meu padim batia 11 hora.

O magrelo armuçou à farta e viu com os oio que a terra há de cume o meu padim machucá uma cumida branca pra lá e pra cá, num pratinho de vrido e num cumeu. Acredite cumpadi cuma tamo nesse Juazeiro, o marvado cumeu todo alimento que a beata trôve. Tava tão infomeado que nem cachorro de cambueiro.

Esse cão in figura de gente foi chorando pedi perdão no Artá de Nossa Senhora das Dôre e nunca mai duvidou da divina graça do meu padim.

*Foto: parte do Bando de Lampião em Juazeiro.

**Informações para o texto: Cangaceiros de A a Z, de Bismarck Martins e LCN, de Aglae Lima de Oliveira, de qual conservei a grafia original do depoimento de Bom Deveras.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1456992747745893&set=gm.792189530989993&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário