Antônio
Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto,
ca. 29 de agosto de 1730 ou, mais
provavelmente, 1738 —
Ouro Preto, 18 de novembro de 1814) foi um
importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil
colonial.
Pouco se sabe
com certeza sobre sua biografia, que permanece até hoje envolta em cerrado véu
de lenda e controvérsia, tornando muito árduo o trabalho de pesquisa sobre ele
e ao mesmo tempo transformando-o em uma espécie de herói nacional. A principal
fonte documental sobre o Aleijadinho é uma nota biográfica escrita somente
cerca de quarenta anos depois de sua morte. Sua trajetória é reconstituída
principalmente através das obras que deixou, embora mesmo neste âmbito sua
contribuição seja controversa, já que a atribuição da autoria da maior parte
das mais de quatrocentas criações que hoje existem associadas ao seu nome foi
feita sem qualquer comprovação documental, baseando-se apenas em critérios de
semelhança estilística com peças documentadas.
Toda sua obra,
entre talha, projetos arquitetônicos, relevos e estatuária, foi realizada
em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Congonhas.
Os principais monumentos que contém suas obras são a Igreja de São Francisco de
Assis de Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de
Matosinhos. Com um estilo relacionado ao Barroco e
ao Rococó,
é considerado pela crítica brasileira quase em consenso como o maior expoente
da arte colonial no Brasil e,
ultrapassando as fronteiras brasileiras, para alguns estudiosos estrangeiros é
o maior nome do Barroco americano, merecendo um lugar destacado na história da arte do ocidente.
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