Seguidores

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

QUINCAS SALDANHA


Por Antonio Martins

Uma coisa que sempre me intrigou relacionada à figura de Quincas Saldanha foi o seguinte: 

A tradição oral relata que na casa do Alto ele abrigava um pequeno exercito (cerca de 40 homens) armados até os dentes e todos com montaria (cavalos etc). 

Vocês já pararam pra pensar que essa infra estrutura seria muito cara? A fazenda do Alto, muito pequena, seguramente não teria condições de sustentar essa despesa. 

Seu Celso do antigo Hotel Central me deu uma versão que me pareceu lógica. Quicas Saldanha seria testa de ferro da ditadura Getúlio Vargas. Aí sim ficaria explicada a origem do dinheiro. Essa versão, porém, tem um ponto frágil. 

Quando da visita de Getúlio Vargas a Caraúbas não consta que ele tenha ido a casa de Quincas Saldanha, nem que o mesmo estivesse nas solenidades na casa do prefeito Jonas Gurgel. Será que nessa data Quincas Saldanha já tinha morrido? 

Outra explicação a respeito dos recursos para sustentar o pequeno exercito seria que o Quincas Saldanha tinha outra fazendas bem maiores do que o Alto na região onde é hoje Janduís ou para o lado da Paraíba. Mesmo assim permanece a pergunta. se tinha outras propriedades maiores e mais rentáveis porque viria morar numa das mais pequenas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário