Seguidores

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

REUNIÃO DO GECAPE- GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DE PERNAMBUCO


Por Wasterland Ferreira

No sábado passado (18), durante a reunião do GECAPE- Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco, tive a grata oportunidade de rever o querido e preclaro amigo Geraldo Ferraz de Sá Torres Filho, e de finalmente completar meu acervo de livros de sua autoria e que compõem a monumental e importante série literária intitulada "Coleção Pernambuco no Tempo do Cangaço", já com 5 livros publicados.


Como estudioso do Ciclo épico e histórico do Cangaço, estou muito feliz com a deliciosa leitura do livro-monumento Theophanes Ferraz Torres. O centenário da prisão do cangaceiro Antônio Silvino e o júri do século, publicado pela Editora Bagaço, em sua 1a.edição de 2014, com 545 páginas, ilustrado. A obra é um verdadeiro Tratado, e foi escrita em linguagem fácil, com textos absolutamente consubstanciados, seja em depoimentos, transcrição de jornais, relato denso e rico em informações e detalhes históricos - com comprovação rigorosa dos fatos e datas apresentadas ali -, além da consulta a livros biográficos da melhor monta e do uso da gesta sertaneja para enriquecer esse trabalho de fôlego, dentre outras fontes.


Não tenho dúvidas que, tanto este "Theophanes Ferraz Torres"..., quanto à totalidade da Coleção Pernambuco no Tempo do Cangaço, é o que há de melhor na bibliografia especializada do tema estudado, e portanto, o parabenizo Geraldo por tão grande e magistral contribuição a todos nós que estudamos nossa pujante e rica história regional nordestina, para mim a mais importante, abrangente e completa História deste país.

Wasterland Ferreira Leite.
Pesquisador e Presidente do GECAPE- Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco.


http://blogodmendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário